Título: Barreira nos aeroportos
Autor: Vitória, Maria
Fonte: Correio Braziliense, 11/05/2009, Mundo, p. 18

Mirella D¿Elia Mirella D´Elia/Esp. CB Passageiros observam o painel com decolagens previstas em Dubai: medidas de precaução implementadas

Jacarta (Indonésia) ¿ Não importa o país ou continente. Em todo o mundo, os aeroportos estão servindo como verdadeiras barreiras sanitárias para tentar conter a proliferação da gripe suína, que vem assustando pessoas de todas as nacionalidades. Na última semana, o Correio esteve em cinco diferentes terminais, no Brasil e no exterior ¿ nos aeroportos Juscelino Kubitschek, em Brasília, e Guarulhos, em São Paulo, além dos aeroportos Charles de Gaulle, em Paris (França), de Dubai (Emirados Árabes), e de Jacarta (Indonésia) ¿ e pôde conferir de perto a situação nesses lugares. A constatação foi a mesma: em cada canto do planeta todos estão aprendendo a tomar precauções e a lidar com o fantasma da doença, cuja ameaça ainda é pouco conhecida.

Em São Paulo, trabalhadores do setor de embarque internacional usam máscaras. Em Brasília, avisos sonoros são disparados a todo momento, em português e em espanhol, com alertas sobre a gripe suína. Em Paris, cartazes com informações sobre a doença estão espalhados por praticamente todo o aeroporto, também em inglês. Mas não há muitos funcionários ou passageiros usando máscaras e luvas. Em Dubai e Jacarta, a situação era idêntica entre a quarta e a quinta-feira da semana passada.

Máscaras Jornalistas de Brasil, Argentina, Colômbia, Venezuela, Cuba, Canadá, Suriname e Chile viajaram à Indonésia para conhecer o país asiático e acompanhar a World Oceans Conference (WOC) 2009 ¿ entre 11 e 15 de maio, uma conferência que vai discutir os efeitos do aquecimento global nos oceanos ¿ e a Coral Summit 2009, que abordará os esforços para evitar a destruição de recifes de coral. O tema é abordado em uma série de reportagens inéditas publicadas pelo jornalista Leonardo Cavalcanti, do Correio.

Até mesmo a WOC, que vai reunir autoridades e especialistas ligados ao meio ambiente de mais de 120 países, foi afetada pela gripe A (H1N1). Um jornalista mexicano que acompanharia a convenção cancelou a viagem na última hora. Um dos participantes, o canadense Victor Dabby, quase cancelou a participação, mas foi convencido por amigos e por uma médica a não desistir. ¿Ela (a médica) me deu uma máscara e um remédio¿, contou. Segundo ele, nos aeroportos de Toronto (Canadá) e Hong Kong (China) funcionários, policiais e muitos passageiros usam máscaras.