Título: Vírus infecta mais dois brasileiros
Autor: Vitória, Maria
Fonte: Correio Braziliense, 11/05/2009, Mundo, p. 18

Sobe para oito o número de contaminados com o H1N1 no país. No DF, homem que chegou de viagem é internado Atendente do Hran usa máscara: por enquanto, hospital é o único habilitado no DF a receber pacientes com suspeita do H1N1 Dois novos casos de brasileiros com influenza A (H1N1), conhecida como gripe suína, foram divulgados ontem pelo Ministério da Saúde, o que eleva a oito o número de pessoas com diagnóstico da doença no país. No Distrito Federal, um homem de 38 anos está internado no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) por ter apresentado os sintomas da infecção depois de uma viagem aos Estados Unidos. Segundo o ministério, seis dos oito casos confirmados têm vínculo com viagens internacionais, e os outros dois pacientes foram contaminados dentro do país.

Um dos novos casos confirmados é do Rio de Janeiro. Com este, somam três os pacientes infectados pelo vírus no estado, sendo dois por transmissão local ou autóctone. Porém, eles estão vinculados ao primeiro, que contraiu a doença no México. O terceiro caso é o da mãe do segundo rapaz que contraiu a doença no estado. Ela tem 52 anos e foi internada no sábado no Hospital do Fundão, subúrbio do Rio, com sintomas do H1N1.

O outro caso confirmado é do Rio Grande do Sul. A pessoa infectada esteve na Europa (Alemanha, República Tcheca, Hungria, Áustria, Itália e Espanha) antes de voltar ao Brasil. Apresentou os primeiros sintomas, leves, em 3 de maio, na Itália. Viajou no mesmo dia para Madri (Espanha), onde embarcou no dia seguinte para o Brasil. Procurou o serviço de saúde e foi notificada no dia 7. No início da tarde, às 13h30, o ministério divulgou um boletim informando que caiu de 30 para 18 o número de casos suspeitos da gripe suína no país.

Ainda no Rio de Janeiro, os amigos do carioca infectado pelo vírus H1N1 passaram pela fiscalização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Aeroporto do Galeão. Eles chegaram à tarde em um voo procedente de Miami (Estados Unidos). O rapaz retornou do México no dia 3, depois de ficar oito dias em Cancún (México), e apresentou os sintomas da doença. Os nove amigos foram encaminhados diretamente para o serviço de triagem, onde passaram por avaliação médica. Mas como nenhum deles apresentou indícios da doença, todos foram liberados. A Anvisa, no entanto, guardou o contato de cada um deles para possíveis avaliações futuras.

Caso suspeito Um homem de 38 anos, morador no Distrito Federal e que voltou neste mês dos Estados Unidos, está internado no Hran com suspeita de ter influenza A (H1N1). Ele foi internado no sábado, por volta das 20h, com sintomas da doença: tosse e febre acima de 38 graus.

A subsecretária de Atenção à Saúde do DF, Disney Antezana, não deu mais informações sobre o paciente. ¿Estamos seguindo as determinações do Ministério da Saúde, acompanhando o caso de uma pessoa oriunda da área afetada¿, declarou por telefone ao Correio Braziliense.

Com a internação do homem, o DF contava até as 20h de ontem com dois casos suspeitos. O segundo é o de uma mulher de 34 anos, em observação em casa. Na semana passada, ela foi atendida em um hospital do DF e nem chegou a ficar internada. No sábado, a Secretaria de Saúde anunciou o descarte de dois casos apontados como suspeitos.

Enquanto isso, funcionários do Hran tomam as precauções devidas. Durante o horário de visita do domingo, a atendente do pronto-socorro usava uma máscara ao receber pacientes e familiares. ¿Aqui, é um tumulto. As pessoas se amontoam no balcão, todas falando ao mesmo tempo. Estou protegendo a mim e a eles também¿, afirmou a mulher, que se identificou apenas como Socorro. Porém, quem trabalha na portaria da Emergência enfrenta outros problemas: é preciso andar cerca de 500 metros para lavar as mãos. No local, não há nenhuma pia para os servidores. Segundo norma da Organização Mundial da Saúde, a lavagem das mãos é um dos cuidados essenciais para evitar a gripe suína.