Título: Um ministro perdido no Planalto Central
Autor: Franco, Bernardo Mello
Fonte: O Globo, 20/05/2008, O País, p. 3

Minc se confunde, erra de endereço e é barrado por empregada de deputado federal

BRASÍLIA. Após admitir que conhece mal a Amazônia, o futuro ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, demonstrou ontem que também vai precisar de umas aulas sobre a vida na capital federal. Em seu primeiro dia em Brasília, o petista protagonizou uma cena inusitada: mesmo com uma cola de papel na mão, confundiu-se com a sopa de letrinhas que compõe os endereços de Brasília e acabou barrado na porta de um apartamento funcional da Câmara.

Minc chegou à capital sozinho e cumpriu toda a agenda na cidade, acompanhado apenas por um motorista do governo do Rio. Depois de visitar a ex-ministra Marina Silva, no apartamento funcional dela, foi para a casa do presidente da Frente Parlamentar Ambientalista, deputado Sarney Filho (PV-MA), que comandou a pasta no governo Fernando Henrique Cardoso. Mas errou de endereço: em vez de seguir para a quadra residencial 111 Sul, tomou o caminho da 311 Sul, onde também há edifícios funcionais. Confiante, desceu do carro, cumprimentou o porteiro e pegou o elevador para o terceiro andar. Acabou barrado pela empregada doméstica que trabalhava no apartamento.

- Errei de endereço. Aqui é a casa de outro deputado, um tal de Eliseu - disse Minc, confuso.

O "tal de Eliseu" era o deputado Eliseu Padilha (PMDB-RS), que foi ministro dos Transportes no governo tucano. Apesar do contratempo, Minc não perdeu o bom-humor. O jeito irreverente do novo ministro, que presenteou Marina com uma camisa verde, também contagiou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Assim que o ambientalista chegou ao Planalto, já usando gravata para não ferir o protocolo, Lula apontou a palmeirinha que cultiva na ante-sala de seu gabinete - uma espécie batizada de espada de São Jorge e que, segundo a lenda, afastaria o mau-olhado.

- Ô, Minc, vamos precisar plantar muita árvore dessa no Brasil todo - brincou o presidente, enquanto a dupla posava para fotos.