Título: Um especialista em CPIs
Autor: Brígido, Carolina ; Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 20/05/2008, O País, p. 5

André Fernandes chegava a dar palestras sobre o assunto

BRASÍLIA. Funcionário concursado do Senado, André Eduardo Fernandes iniciou sua trajetória na Casa como consultor legislativo. Pelo próprio perfil inquieto e pela experiência acumulada nos anos em que trabalhou no Tribunal de Contas da União (TCU), ele foi requisitado várias vezes para prestar assessoria técnica para CPIs. Nos últimos anos, André, um ex-petista, teve papel atuante nas principais CPIs mistas ou instaladas no Senado - dos Bancos, do Futebol, do Banestado, da Terra, dos Correios e dos Bingos.

Foi a partir de seu trabalho nas CPIs que André se aproximou do PSDB. Primeiro, do ex-senador Antero Paes de Barros (MT) e, depois, do senador Álvaro Dias (PR), com quem trabalha atualmente. Essa experiência também o credenciou a fazer palestras sobre o funcionamento de CPIs.

Após ser assessorado por André na época em que presidiu as CPIs da Terra e do Futebol, Dias conseguiu requisitar o consultor legislativo para a segunda vice-presidência do Senado, em fevereiro do ano passado, logo após ter sido eleito para o cargo. Desde então, André trabalha diretamente com o senador tucano e vinha auxiliando Dias a pressionar o Palácio do Planalto a liberar os gastos da Presidência da República com cartões corporativos.

Para fugir da perseguição da mídia, ele decidiu tirar férias alguns dias antes da divulgação de que o ex-secretário de Controle Interno da Casa Civil José Aparecido Nunes Pires havia repassado para seu e-mail o dossiê com gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Embora evite a imprensa, André vem mantendo contato com colegas do gabinete e com o próprio senador.

Antes de passar para o lado dos tucanos, André foi filiado ao PT e assessorou o senador Cristovam Buarque quando este foi governador do Distrito Federal (1995-1999): foi assessor econômico de Cristovam, secretário-adjunto de Fazenda e Planejamento e secretário de Administração. Em 1998, quando Cristovam - que foi seu professor na Universidade de Brasília (UnB) - disputava a reeleição, André apoiou a candidatura do atual governador José Roberto Arruda, na época no PSDB. Cristovam e Arruda perderam a eleição para o peemedebista Joaquim Roriz (PMDB). Nessa época, começaram suas desavenças com o PT, levando-o a se desfiliar. André é mestre em economia, com dissertação sobre política econômica orientada por Cristovam.