Título: Crivella convida amigos para festa da Universal
Autor: Tabak, Flávio
Fonte: O Globo, 21/05/2008, O País, p. 5

Pré-candidato envia convites em papel timbrado do Senado e enche templo de políticos para inauguração de maquete

Flávio Tabak

O senador e pré-candidato a prefeito do Rio Marcelo Crivella (PRB) inaugurou ontem, numa unidade da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) em Del Castilho, Zona Norte do Rio, a maior maquete do mundo da cidade de Jerusalém. Apesar de se dizer bispo licenciado da igreja, o pré-candidato usou sua cota de correspondência no Senado para enviar convites a políticos do Rio para o evento da Universal.

Cada senador fluminense tem uma cota de 22.400 cartas por mês. O Senado informou que não há como controlar o conteúdo das correspondências, sejam elas políticas ou de cunho pessoal. Segundo a assessoria da Casa, a responsabilidade é de cada parlamentar, ainda que o Senado envie as cartas.

Cercado de políticos e bispos da Universal, Crivella, que idealizou o projeto, disse ser "uma tentação" falar de política diante da maquete:

- Isso é uma tentação em Jerusalém, cidade santa. Não posso falar porque ainda não estou em campanha. Eu me sinto honrado em poder estar na preferência do povo da cidade onde eu nasci e que amo tanto.

Entre as autoridades presentes estavam o governador em exercício do Rio, Luiz Fernando Pezão - cujo candidato oficialmente é Alessandro Molon (PT) -; o ministro do Esporte, Orlando Silva; a secretária estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva; o prefeito de Caxias, Washington Reis (PMDB); a prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset (PDT); e a embaixadora de Israel no Brasil, Tzipora Rimon.