Título: Tática da diluição
Autor: Franco, Ilimar
Fonte: O Globo, 21/05/2008, O Globo, p. 2
O governo não quer assumir a criação de uma nova CPMF, porque teme a rearticulação da oposição no Senado. Foi nessa Casa que a oposição conseguiu barrar a prorrogação da antiga CPMF. O Planalto acredita que a emenda passará com maior facilidade se não houver um confronto governo x oposição. Por isso, insiste na tese de que se trata de uma bandeira da área da Saúde.
O cerco contra Jandira Feghali
A segunda colocada nas pesquisas de intenções de voto para a prefeitura do Rio, Jandira Feghali (PCdoB), não consegue aliados. O PSB e o PDT, que integram um bloquinho com os comunistas no Congresso, relutam em fechar uma coligação. O secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, quer o PSB apoiando a candidatura de Alessandro Molon (PT). Mas a direção nacional dos socialistas pode impor a aliança com o PCdoB. A batalha maior é no PDT. Os petistas não querem os trabalhistas com Jandira. Até o DEM e o PRB, do senador Marcelo Crivella, ofereceram a candidatura a vice para os trabalhistas.
"Se o governo trabalhando a todo vapor não aprovou, imagina a meio pau" - Sérgio Guerra, senador (PSDB-PE), sobre a criação de uma nova CPMF
PREOCUPADO. Um dos principais conselheiros do presidente Lula, o ex-ministro da Fazenda e deputado Antônio Palocci (PT-SP) anda preocupado com os gastos do governo na área de pessoal. Argumenta que essa é uma despesa permanente e que tem potencial para afetar, no futuro, a capacidade de investimento do Estado. Ontem, o governo admitiu um gasto de R$7,5 bi a mais com o pagamento do funcionalismo.
O cupuaçu é nosso
O Brasil conseguiu o cancelamento do registro do cupuaçu feito pela Asahi Foods (do Japão). Ontem, por lei, foi declarada fruta nacional. O ministro Reinhold Stephanes (Agricultura) explica que o objetivo é manter a marca aqui.
Os rapapés entre Lula e Serra
O presidente Lula e o governador José Serra parecem velhos companheiros. De 25 de abril até ontem, eles participaram juntos de solenidades em Osasco, São Bernardo do Campo, Paulínia, Santos e São Paulo. Nos discursos, gentilezas e brincadeiras, como fizeram ontem. Serra lembrou que o Corinthians está na segunda divisão e Lula que seu time quer ser campeão para se igualar ao Palmeiras, que já andou pela Segundona.
Tucano contra tucano
Álvaro Dias (PSDB-PR) não quer ser o único suspeito de passar adiante o dossiê com os gastos do ex-presidente FH. O chefe-de-gabinete de Álvaro Dias, Silio Rodrigues Júnior, andou sugerindo que foi o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), quem divulgou o material. Virgílio nega. Silio disse, na sexta, a assessores de Tião Viana (PT-AC), que André Fernandes passou o dossiê para funcionários de Virgílio. "Foi uma conversa informal. Eu estava especulando", disse Silio ontem.
COM A PRESENÇA de 55 diretórios zonais (de 96) e 86 delegados à convenção (de 168), o Diretório Municipal do PMDB no Rio aprovou moção pela candidatura própria, na segunda-feira. As bases estão se rebelando contra a aliança com o PT e a liderança do governador Sérgio Cabral?
O LÍDER do PP na Câmara, Mario Negromonte (BA), foi convidado ontem pelo governador Jaques Wagner para assumir uma secretaria de estado. Eles terão uma nova conversa para decidir a pasta.
O DEPUTADO de oposição, Arnaldo Jardim (PPS-SP), aplaude o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. "Estava na hora da política ambiental dar atenção aos dramas urbanos, onde vivem milhões", disse.
Sincretismo
Depois de enfrentar desgaste pela derrubada de um terreiro, que está sendo reconstruindo, o prefeito de Salvador, João Henrique (PMDB), evangélico, terá como vice em sua campanha para reeleição o filho de santo Edvaldo Brito.