Título: Nome com experiência na área
Autor: Éboli, Evandro; Mayrink, Itamar
Fonte: O Globo, 21/05/2008, O País, p. 4

O novo presidente do Ibama, Roberto Messias Franco, é um quadro antigo do meio ambiente no Brasil. Nos anos 80, antes da criação do órgão federal, assumiu a extinta Secretaria Nacional de Meio Ambiente - equivalente ao ministério hoje. Entre outros cargos, foi diretor regional do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). Desde 2003 está no Ibama: foi superintendente do órgão em Minas Gerais até 2007, quando assumiu a direção nacional de licenciamento, em Brasília.

O ministro Carlos Minc disse que o nome de Messias foi uma contraproposta feita ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva:

- Foi indicação minha, em contraposição a outro nome indicado pelo Lula, do Acre, que não conhecia e não gostei. Pensei no nome do Roberto porque o nome dele tem peso, e é importante ter Minas Gerais com a gente.

Minc deixou claro para o novo presidente a sua linha de trabalho:

- Ele terá 30 dias para fazer portarias e outras medidas que eliminem prazos inúteis. Vamos eliminar a burocracia com coisas sem importância. Não podemos ficar metade do tempo vendo a fotocópia do alvará e 25% com o que pode envenenar a população.

Messias é formado em geografia, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e já foi diretor do WWF Brasil.