Título: Hran monitora quatro pacientes
Autor: Foreque, Flávia
Fonte: Correio Braziliense, 12/05/2009, Mundo, p. 20

Cresceu o número de casos suspeitos de gripe A (H1N1) no Distrito Federal. Em seu boletim de ontem, a Secretaria de Saúde do DF confirmou que agora são quatro pessoas com sintomas semelhantes aos da doença conhecida como gripe suína. Até o domingo, eram apenas duas suspeitas na capital federal.

Um dos novos casos é o de uma criança, do sexo masculino, cujo estado de saúde foi notificado no domingo. O paciente está internado no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), referência para casos de influenza A (H1N1) no DF, e apresenta quadro de saúde regular. O outro caso, também notificado no domingo, é o de uma mulher, internada no Hran, que apresenta uma boa evolução clínica segundo a secretaria.

As outras duas suspeitas, já noticiadas na semana passada, são de um homem de 38 anos, notificado no sábado, que está em quarentena voluntária em casa, e de uma mulher que segue em observação mesmo após a quarentena ter sido concluída. O homem chegou dos Estados Unidos, país com maior número de casos da doença, há aproximadamente 10 dias. Segundo a secretaria, os dois apresentam evolução clínica considerada boa.

Além dos novos suspeitos, há também um caso em monitoramento no DF. Trata-se de uma criança do sexo masculino que está em quarentena voluntária, em casa, desde sexta-feira. Sua evolução clínica também é considerada satisfatória.

Em nota, a Secretaria de Saúde do DF informou que ¿as amostras dos pacientes considerados suspeitos estão sendo analisadas no laboratório do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo¿. Todos eles já tiveram os exames coletados. Por enquanto, o Hran é considerado o único hospital em Brasília plenamente adaptado para receber pessoas infectadas com o vírus H1N1. Caso haja um número elevado de casos da doença na cidade, há infraestrutura suficiente para preparar outros leitos.

--------------------------------------------------------------------------------

O número Teste negativo 2 casos suspeitos de gripe suína no Distrito Federal já foram descartados pelas autoridades de saúde

-------------------------------------------------------------------------------- Participe: o Brasil está pronto para responder a uma epidemia?