Título: Chávez em estilo paz e amor
Autor: Eliane Oliveira e Luiza Damé
Fonte: O Globo, 24/05/2008, O País, p. 4

Venezuelano afaga até presidente da Colômbia.

BRASÍLIA. O fracasso da proposta de criação do Conselho de Defesa Sul-Americano não abalou o bom-humor do presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Ele desfilou pela capital federal como se estivesse em campanha eleitoral. Beijou crianças, abraçou índios e mandou beijinhos para curiosos. Sobraram afagos até para o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, com quem o venezuelano vive às turras desde a operação militar que matou integrantes das Farc no Equador.

- Nós nos demos as mãos e dou o meu coração - jurou Chávez, no fim da tarde.

O venezuelano começou a revelar sua face "Chavito paz-e-amor" logo pela manhã. Cercado pelo tradicional plantel de seguranças truculentos, ele desfilou como um popstar no lobby de um dos mais luxuosos hotéis de Brasília. Acompanhado pela filha María Gabriella, posou para fotos com famílias chilenas, conversou com crianças e abraçou a pequena Alexia Orechowski, de 7 anos, que sofre de paralisia cerebral.

Pouco depois, já na reunião da Unasul, arrancou risos ao fazer piada com um dos três picos de luz que deixaram a reunião de cúpula na penumbra.

- Esse foi o senhor Bush! - acusou.

Após deixar o estúdio, mas ainda diante das câmeras, Chávez fez uma escala para pegar no colo um índio xavante de 4 anos, que tomava uma Coca-Cola com o braço quebrado envolto em faixas. Ele ordenou a seu embaixador que providenciasse atendimento médico para o menino e sua família. De sirenes ligadas, a comitiva disparou na noite brasiliense com quatro novos passageiros.