Título: Miniapagões durante reunião constrangem Lula
Autor: Eliane Oliveira e Luiza Damé
Fonte: O Globo, 24/05/2008, O País, p. 4

Após terceiro pique de luz, presidente chama atenção de assessores; almoço acaba esvaziado.

BRASÍLIA. A bruxa parecia estar solta. Além das dificuldades para fechar acordos e negociar propostas, o encontro de presidentes da América Latina enfrentou até problemas de energia elétrica. Na principal reunião do dia, aconteceram três quedas de energia - em uma delas ocorreu até um pequeno estrondo, que assustou os participantes.

No terceiro pique de luz, o presidente Lula repreendeu assessores pelo constrangimento. Fora da sala das autoridades, jornalistas e assessores enfrentaram "miniapagões" - em um deles passaram um minuto sem luz, áudio e vídeo.

A gravação da reunião, repassada em circuito interno, flagrou Cristina Kirchner (Argentina) com cara de insatisfação ao receber seu cafezinho e ainda um Álvaro Uribe (Colômbia) um pouco impaciente durante a fala do presidente da Bolívia, Evo Morales.

Apesar desse clima, Lula fez questão de lembrar seu próprio aniversário de casamento e o aniversário de Alan García (Peru) - ambos de 34 anos, disse ele, em tom de brincadeira.

Toda a programação sofreu atrasos, e o almoço dos presidentes acabou esvaziado. De um grupo de 12, compareceram apenas Lula, Álvaro Uribe, Evo Morales, Ronald Venetiaan (Suriname) e Bharrat Jagdeo (Guiana).

O dia na capital começou em clima de prontidão, com destacamento de militares em todas as esquinas do setor hoteleiro, além de sobrevôo de helicóptero. Já ao final do dia de calor, os soldados se agrupavam cabisbaixos nas esparsas sombras - alguns se apoiavam nos fuzis.

No encerramento do encontro, enquanto Uribe dava entrevista, o presidente Lula assistia a uma apresentação de um grupo de carimbó, dança típica paraense.