Título: O mais velho guerrilheiro do mundo
Autor:
Fonte: O Globo, 25/05/2008, O Mundo, p. 39
Marulanda deixou milhares de mortos.
BOGOTÁ. Considerado o mais velho guerrilheiro em atividade no mundo, Manuel Marulanda Vélez fundou as Farc, a guerrilha mais ativa da América Latina, na década de 1960. Durante 60 anos, deixou milhares de mortos, terras arrasadas e cidades destruídas, sendo condenado por crimes como homicídio, seqüestro, rebelião e terrorismo. No entanto, nunca realizou o objetivo de chegar ao poder.
Marulanda, cujo verdadeiro nome é Pedro Antonio Marín, nasceu em Genova, cidade do departamento de Quindío, no Centro Oeste do país, em 12 de maio de 1930. Lá, foi açougueiro, lenhador, comerciante e padeiro.
Seu ¿batismo de fogo¿ como guerrilheiro aconteceu em setembro de 1949, quando, ao lado de vários irmãos e primos, tomou de assalto sua cidade natal, num ataque frustrado pela polícia.
¿Sua liderança emerge e ele aprende a organizar os grupos de autodefesa em sua região¿, diz sua ficha bibliográfica registrada na
Biblioteca Luis Angel Arango de Bogotá.
A pontaria que lhe rendeu o apelido também lhe conferiu uma certa aura lendária. ¿Onde põe o olho, põe a bala¿, registraram seus biógrafos.
Alguns de seus companheiros de armas descreveram ¿Tirofijo¿ em várias ocasiões como um homem desconfiado, apesar de sua aparência de camponês bonachão.
Depois de organizar as autodefesas de trabalhadores rurais em sua região, com tendências comunistas, Marulanda criou em as Farc, na década de 60. A fundação foi feita junto com o idealizador do movimento e dirigente Luis Alberto Morantes, conhecido como ¿Jacobo Arenas¿, já morto.