Título: Compartilhar
Autor: Franco, Ilimar
Fonte: O Globo, 23/05/2008, O Globo, p. 2

O presidente Lula não quer que a Petrobras encomende máquinas (navios, plataformas e sondas) e insumos para explorar o petróleo do pré-sal apenas no mercado nacional. Ele quer que as encomendas se dirijam também aos países da América do Sul. Já estão nos planos investimento em estaleiros na Argentina. O presidente tem dito que o Brasil não pode ser uma ilha de tranqüilidade cercada por um oceano de problemas.

Decisão da Colômbia não surpreende

O Itamaraty não ficou surpreso com a decisão da Colômbia de não integrar o Conselho Sul-Americano de Defesa. A diplomacia brasileira diz que a formação desse conselho é um processo, e que ele será criado com os países dispostos a se integrar desde já. Acredita que os que ficarem de fora agora deverão se integrar com o tempo. Avalia que, para o governo da Colômbia, não é possível compartilhar ações e informações estratégicas de defesa enquanto existirem suspeitas e indícios de colaboração de integrantes dos governos da Venezuela e do Equador com os guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

Na CPI do Cartão há um empate consentido, já que as investigações incomodam tanto o PT quanto o PSDB" - Chico Alencar, deputado federal (PSOL-RJ)

DA GUERRILHA À POLÍTICA. O diretor da Agência Brasileira de Cooperação, embaixador Luiz Henrique Fonseca, reuniu em sua casa, anteontem à noite, o ministro Luiz Dulci, Gilberto Carvalho, Marco Aurélio Garcia e João Santana para uma conversa com o candidato da Frente Farabundo Martí (FMLN), Maurício Funes, à Presidência de El Salvador. A Frente depôs as armas e se integrou ao processo democrático em 1992.

Brincadeira

De um integrante do governo sobre a ausência do presidente Tabaré Vázquez (Uruguai) na criação da Unasul: "Ele não vem para o encontro de presidentes, mas virá depois ao Brasil para um congresso de oncologia". Tabaré é médico.

Elogios a Álvaro Uribe

Integrantes do governo Lula andam elogiando a ação do presidente Álvaro Uribe (Colômbia) no combate aos guerrilheiros das Farc. Justificam dizendo que ele está, ao mesmo tempo, enfrentando-os no terreno militar e negociando. O Brasil recebeu informes de que emissários de Uribe negociaram a rendição de Nelly Moreno, a comandante Karina. Avaliam que as Farc terão o fim melancólico do Sendero Luminoso, no Peru.

Um filme, uma cena e a censura

O ministro Gilberto Gil (Cultura) está sendo cobrado pelo líder do PSDB, Arthur Virgílio (PSDB-AM), pelo incentivo de R$1 milhão ao filme "Se nada mais der certo", do diretor José Belmonte. Em uma das cenas, três assaltantes usam máscaras dos ex-presidentes Fernando Henrique, Fernando Collor e José Sarney. A aprovação do incentivo é anterior às filmagens, mas mesmo assim Virgílio quer saber se o dinheiro teria saído se a cena tivesse a face do presidente Lula.

CONSELHO do presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN): "A nova CPMF não passa fácil aqui no Senado. O fantasma da velha discussão pode levar à radicalização. É preciso encontrar uma outra solução para a saúde".

O MINISTRO da Igualdade Racial, Edson Santos, está propondo que o Brasil instale uma fábrica-escola de material esportivo no Haiti. Ele acompanha o presidente Lula àquele país na quarta-feira.

O TCU requereu ao Ministério de Minas e Energia informações sobre Angra 3, as reservas de nióbio em terras indígenas e sobre a atuação de ONGs estrangeiras na pesquisa de minérios na Amazônia.

Trajetória

Os resultados eleitorais no município do Rio não têm sido favoráveis ao líder nas pesquisas para a prefeitura, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ). Sua votação tem caído a cada eleição: 1,1 milhão em 2002, 753 mil em 2004 e 549 mil em 2006.