Título: Relator será retirado da função
Autor: Pariz, Tiago
Fonte: Correio Braziliense, 09/05/2009, Política, p. 6

Após deputados terem criticado colega que afirmou estar se ¿lixando¿ para a opinião pública, petebista deve ser impedido de continuar à frente de processo contra Moreira. Corregedor da Casa afirmou que empresa de Edmar Moreira não podia receber recurso público Está preparada a substituição da relatoria do processo contra o deputado Edmar Moreira (sem partido-MG) no Conselho de Ética. Parecer da assessoria técnica do colegiado permite que o presidente José Carlos Araújo (PR-BA) retire Sérgio Moraes (PTB-RS), o parlamentar que se lixa para a opinião pública, das funções, alegando impedimento por ele ter antecipado a vontade de arquivar a denúncia sem nem mesmo ter iniciado as investigações.

A troca será efetivada na próxima terça-feira em reunião do Conselho e ganhou corpo graças à defesa pública do DEM pelo afastamento de Sérgio Moraes, já que antes o comentário estava apenas nos bastidores do colegiado. A nova relatoria deve ficar com Hugo Leal (PSC-RJ) ou Ruy Pauletti (PSDB-RS), os outros dois deputados que formam a comissão de sindicância do caso Moreira junto com o petebista.

O pedido público do DEM foi defendido pelo corregedor Antonio Carlos Magalhães (DEM-BA), enfurecido com a maneira como Moraes desclassificou as acusações contra Edmar Moreira. ¿Ou o relator não leu a representação, ou leu e não quis entender. Ele está fazendo um pré-julgamento inconsistente e inaceitável. No relatório existem 12 pontos que não foram por ele considerados. A comissão concluiu que não há nenhum indício de que o serviço de segurança foi prestado. Além do mais, a empresa do Edmar não podia receber recurso público, porque está com as contas bloqueadas¿, afirmou ACM Neto.

Até o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), geralmente reservado, ficou incomodado com a maneira como Moraes lidou com o assunto. ¿O deputado Sérgio Moraes não foi feliz na sua fala. Não é o que pensa o Congresso Nacional¿, afirmou Temer. ¿O que posso registrar é a infelicidade da sua manifestação na medida em que chama atenção para este tema negativo quando estamos numa pauta positiva no Congresso Nacional¿, acrescentou.

¿Insustentável¿ José Carlos Araújo afirmou que a saída de Moraes da relatoria é defendida por mais de 10 conselheiros. Ele enfatizou como ¿insustentável¿ a situação do atual relator. Edmar Moreira, o deputado do castelo de R$ 25 milhões no interior de Minas, responde a processo disciplinar por utilizar a maior parte de sua verba indenizatória de R$ 15 mil mensais para injetar dinheiro nas próprias empresas de segurança privada. Moreira se defende dizendo que era necessário o serviço de proteção.

O jogo para a saída de Moraes está todo combinado: a deputada Solange Amaral (DEM-RJ) apresentará um pedido formal pela destituição e Araújo acatará. ¿Quem tem de sair da relatoria e do conselho é o deputado Sérgio Moraes. O que ele está fazendo é um escárnio, uma indecência¿, disse a democrata do Rio.