Título: British vai reduzir total de vôos
Autor:
Fonte: O Globo, 23/05/2008, Economia, p. 22
A disparada do petróleo está levando gigantes da indústria mundial a reverem suas estratégias. Além das montadoras ¿ ontem, a Ford anunciou cortes na sua linha de produção ¿ as companhias aéreas estão entre as mais afetadas. A British Airways já cogita reduzir sua freqüência de vôos e mesmo de destinos atendidos durante a baixa temporada de inverno no Hemisfério Norte.
Um executivo da companhia disse à agência de notícias EFE que a British ¿revisará sua capacidade, custos e rede de operações em geral¿. Segundo essa fonte, isso poderá levar a uma redução no número de vôos. Entretanto, não haverá mudanças de rotas na temporada de verão.
No início do mês, a British já havia aumentado a taxa que cobra dos passageiros por combustível para compensar os gastos com a alta do petróleo. E, em março, anunciou que lucraria menos este ano e no próximo devido à alta do petróleo.
Enquanto isso, a maior companhia aérea da Europa, a Air France-KLM, alertou ontem que a aviação comercial mundial passará por um ¿profundo redimensionamento¿, diante do que chamou de ¿explosão no preço do petróleo¿. Na véspera, a American Airlines anunciou que reduziria seu número de vôos e que começaria a cobrar US$15 dos passageiros por bagagem despachada.