Título: Presidente deixará cargo 2 meses antes
Autor: Wurmeister, Fabiula
Fonte: O Globo, 23/05/2008, O Mundo, p. 26

ASSUNÇÃO. O presidente do Paraguai, Nicanor Duarte, anunciou ontem que vai renunciar ao cargo em 23 de junho, quase dois meses antes do encerramento de seu mandato. Duarte já havia anunciado que deixaria a Presidência de forma antecipada para evitar atritos com seus opositores políticos, que advertiram sobre uma sobreposição de funções proibida pela Constituição.

- Pretendo evitar discussões desnecessárias e, por isso, resolvi me retirar da Presidência ainda em junho - disse ele a um grupo de colaboradores durante uma festa de aniversário.

A gravação da declaração foi feita na casa de um dirigente do Partido Colorado e divulgada por rádios locais, que não revelaram quem entregou a gravação.

O presidente foi eleito senador pelo Partido Colorado nas eleições gerais de 20 de abril e dever fazer o juramento em 1º de julho, data em que se instalará o Congresso. Se não renunciar antes disso, exercerá dois cargos políticos em dois poderes diferentes, o que é proibido pelas leis paraguaias.

O novo governo liderado pelo ex-bispo católico Fernando Lugo assumirá suas funções dia 15 de agosto. O atual vice-presidente, Francisco Oviedo, ex-senador do Partido Colorado e ex-ministro da Fazenda, ocupará o cargo durante o período de transição.