Título: Governo quer estimular produção de alimentos
Autor: Oliveira, Eliane
Fonte: O Globo, 22/05/2008, Economia, p. 22

BRASÍLIA. O governo anunciará, em duas semanas, medidas para estimular o aumento da produção agropecuária no Brasil, a fim de combater a alta dos preços dos alimentos, que está pressionando a inflação. Os focos principais são arroz, milho, feijão e trigo, cujos produtores receberão mais recursos para financiar o plantio das safras, seguro rural e garantia de preços mínimos compatíveis com os do mercado. Esses preços mínimos são referência para empréstimos e aquisições do governo federal na formação de estoques.

As medidas farão parte do plano agrícola para o plantio da próxima safra de grãos, no segundo semestre. Já o trigo foi alvo de um pacote, anunciado recentemente, para incentivar o aumento de até 25% da produção e reduzir a dependência do mercado externo.

O encarecimento dos produtos básicos e o seu reflexo na inflação também foram temas da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). Para o presidente, o país não pode transformar a vitória de ter colocado comida na mesa dos brasileiros num sofrimento, segundo relato de pessoas que participaram dos debates.