Título: Os discursos
Autor: Franco, Ilimar
Fonte: O Globo, 28/05/2008, O Globo, p. 2

Governo e oposição estão armados para o debate sobre a votação da Emenda 29, prevista para hoje na Câmara. A oposição vai bater na tecla de que o governo Lula está aumentando a carga tributária. Os governistas vão acusar os adversários de serem contrários à destinação de mais recursos para a saúde. Foi para servir a esse embate que os líderes aliados rebatizaram a CPMF, que passou a chamar-se Contribuição Social para a Saúde.

ONG troca remedinho por conhecimento

A Cool Earth não é a única ONG cuja atuação é suspeita, conforme relatório da Agência Brasileira de Inteligência. Há outras, como a Asamazônia, financiada pelo duque italiano Roberto Imperialli, que estaria "adquirindo terras na Amazônia (Vale do Jauaperi/RR) sem cumprimento de formalidades legais". Já a CCPY, a antiga Comissão pela criação do Parque Ianomâmi, "sem o conhecimento da Funai e da Funasa, celebrou convênio com a "Shaman Pharmaceuticals" (americana), para prestação de ajuda financeira, assistência médica e serviços aos ianomâmi em troca de conhecimentos da medicina tradicional indígena".

Quando tiver dúvida, não tenha nenhuma vergonha, telefone para a Marina" - Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República, na posse de Carlos Minc

DESAFIO. Substituir Marina Silva no Meio Ambiente será uma dura tarefa para o ministro Carlos Minc. As comparações começaram quando Lula afirmou que "Minc já falou, em uma semana, mais do que a Marina em cinco anos e meio". Lula disse ainda que Minc é o Amarildo na Copa de 62 e Marina seria o Pelé. Ele de Copacabana, ela da Amazônia. Pela manhã, no lançamento da galeria de ex-ministros, o ex-ministro Sarney Filho brincou com Minc: "Elogio é bom receber na saída, e não agora".

Estapafúrdio

O Ministério Público da Bahia decidiu inventar moda e o Tribunal Regional Eleitoral comprou a parada. Uma liminar acaba de tirar do ar a página de um vereador na internet. A alegação é de que se trata de "campanha extemporânea".

DEM contra o Fundo Soberano

O presidente do DEM, Rodrigo Maia (RJ), diz que seu partido é contra a criação de um Fundo Soberano pelo Brasil. Explica que dos 13 maiores fundos do mundo, seis são de países que têm superávit nominal e na conta corrente; seis de países que tem um dos dois superávits. O único país com situação semelhante a do Brasil, que possui um Fundo, é o Cazaquistão. Para o DEM, ele ainda tem o defeito de concorrer com o Banco Central.

Mudar a Lei de Responsabilidade Fiscal

A governadora do Rio Grande do Sul, a tucana Yeda Crusius, fez lobby ontem na Câmara para que seja votado projeto que separa a responsabilidade dos três Poderes na aplicação da Lei de Responsabilidade Fiscal. A medida permitiria ao estado tomar um empréstimo de US$1 bilhão com o Banco Mundial, apesar de o gasto do Judiciário gaúcho com a folha de pessoal estar acima do limite. O dinheiro seria utilizado para formar um fundo para pagamento de dívidas.

COM A NOMEAÇÃO de João Leão (PP) para uma secretaria estadual na Bahia, o bispo Márcio Marinho (PR), da Igreja Universal, assumirá na Câmara. Os petistas esperam que isso leve Raimundo Varela, do PRB, que é ligado à igreja, a apoiar Walter Pinheiro.

O CANDIDATO do PDT à prefeitura do Rio, Paulo Ramos, reage ao senador Marcelo Crivella (PRB-RJ): "A melhor maneira de o Crivella apoiar o Arnaldo Viana, em Campos, é contratar bons advogados".

O PRESIDENTE do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), ficou fora do ar nos dois primeiros dias da semana. Estava no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, fazendo check-up de rotina.

Os protegidos

Os senadores, os deputados federais e os estaduais da Bahia têm página na internet. Eles vão disputar eleições só daqui a dois anos. Existe alguma campanha mais extemporânea do que essas? O que fará o Ministério Público da Bahia?