Título: PSDB volta ao debate
Autor: Cipriani, Juliana
Fonte: Correio Braziliense, 09/05/2009, Política, p. 9

No encontro da legenda, em João Pessoa, nesta segunda-feira, Aécio terá oportunidade de reforçar sua pré-candidatura à Presidência da República. Aécio Neves: início da série de encontros e debates regionais O governador Aécio Neves (PSDB) retoma nesta segunda-feira as viagens de divulgação para as prévias tucanas pelo país. O destino será o estado da Paraíba, onde o mineiro participa do primeiro encontro nacional do partido ¿ junto com os aliados do PPS e DEM ¿, que dará início a uma série de debates regionais com vistas a 2010. Na presença de dirigentes dos três partidos, senadores, prefeitos, vereadores e lideranças locais, Aécio terá mais uma oportunidade de fortalecer sua pré-candidatura à Presidência no Nordeste ¿ região em que é menos conhecido.

O encontro em João Pessoa terá como tema o PSDB e as política sociais: passado, presente e futuro. A ideia, segundo o secretário nacional da legenda, deputado federal Rodrigo de Castro, é retomar o discurso de que o principal programa assistencial do presidente Lula, o Bolsa Família, veio de práticas do governo do tucano Fernando Henrique Cardoso. ¿A gente quer retomar essa bandeira das políticas sociais, que está nas mãos do PT¿, afirmou. Neste contexto, Aécio vai lançar mão das ações e programas para os vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas, para firmar posição na área das políticas sociais.

Aécio irá usar da força que tem com lideranças da Paraíba e aproveitar a mobilização de prefeitos e parlamentares do Nordeste para se colocar mais uma vez no páreo para 2010. ¿É uma oportunidade de mostrar que a eleição para presidente passa por Minas e o caminho do PSDB para firmar as políticas sociais também¿, afirmou o secretário Rodrigo de Castro.

Ainda não será desta vez que a agenda conjunta com o governador de São Paulo, José Serra ¿ que disputa com Aécio a indicação do partido para concorrer ao Palácio do Planalto, ¿ irá deslanchar. Esse seria o primeiro encontro fechado pela legenda para a participação dos dois depois que o mineiro anunciou ter chegado a um entendimento com o colega paulista para viajarem juntos. No entanto, de acordo com Rodrigo de Castro, o evento precisou ser antecipado para ter a presença do governador cassado da Paraíba, Cássio Cunha Lima ¿ aliado de primeira hora de Aécio ¿ e Serra já tinha compromisso.

Antes de embarcar para a Europa, Aécio disse ter chegado a um acordo com José Serra para a retomada de uma agenda conjunta ¿ até então, os dois só estiveram juntos em Recife e havia uma resistência do paulista em iniciar a peregrinação. Em encontros recentes, no entanto, Serra aceitou acompanhar o mineiro e Aécio aceitou adiar a realização das prévias para escolher o candidato do partido para até fevereiro de 2010. Jogaram a bola para o partido, que fecharia ambas as agendas.

Agenda É o que vai ocorrer em reunião do PSDB na semana que vem. O partido pretende acertar uma agenda com a presença de Serra e Aécio, que deve ocorrer no fim do mês ou em junho. A escolha será entre continuar as investidas no Nordeste, indo para o Ceará, ou partir para algum estado do Sul do país. A regulamentação das prévias, que devem ocorrer entre dezembro e fevereiro, também pode ocorrer nesta semana. A comissão do partido encarregada de formular as regras da consulta tem reunião na terça-feira para formatar a regulamentação, que ainda precisará ser votada pela Executiva Nacional.