Título: Direitos sociais
Autor:
Fonte: O Globo, 27/05/2008, O Globo, p. 2
O governo Lula prepara emenda constitucional para suprimir da Constituição parágrafo que trata dos trabalhadores domésticos. Enquanto o texto garante aos trabalhadores em geral 34 direitos, aos domésticos estão reservados apenas nove. Com a supressão, eles passam a ter direitos plenos. A ministra Nilcéia Freire (Políticas para as Mulheres) diz que é um resquício da escravidão.
Quem tem medo da privatização?
O prefeito do Rio, Cesar Maia, em seu blog, explicou ontem por que o governador José Serra prefere vender a Nossa Caixa ao Banco do Brasil, em vez de privatizá-lo. Maia diz: "Nas eleições de 2006, o tema privatização tornou-se negativo". Acrescenta: "Em maio de 2007, o DEM realizou pesquisa nacional e a rejeição à privatização se confirmou". Essa deve ser a razão pela qual o governador de Brasília, José Arruda (DEM), preferiu oferecer o BRB ao BB. Maia não trata de Arruda, somente do tucano, e conclui: "Serra, candidato a presidente em 2010, não quer que a marca de privatizador seja colada à sua imagem política".
Minc já chega disputando com Mantega o troféu de incontinência verbal da Esplanada" - Arthur Virgílio, líder do PSDB no Senado (AM)
CORDIALIDADE. Ao encontrar ontem o líder do DEM, senador José Agripino (RN), o ministro Paulo Bernardo (Planejamento) não se conteve. Abraçou o oposicionista e pediu que tirassem uma foto. "Quem vai se comprometer mais? Eu ou você?", brincou Agripino, que aproveitou para apresentar seu filho, o deputado Felipe Maia (DEM-RN). Foi em um congresso do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração.
Costura
Na busca de uma aliança com o PDT no Rio, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) está oferecendo apoio ao deputado Arnaldo Vianna (PDT-RJ) em Campos. Por enquanto, está mantida a candidatura de Paulo Ramos pelo PDT na capital.
Cai desmatamento da Mata Atlântica
O diretor da ONG SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani, afirma que os novos dados do Atlas da Mata Atlântica, referentes a 2007, mostram avanços com a aprovação da lei que protege esse bioma, em dezembro de 2006. "Há melhora, não há mais o desmatamento de um campo de futebol a cada quatro minutos", disse Mantovani. Mas alerta que a pressão continua, devido à expansão das cidades. Os dados serão divulgados hoje.
Cargo em troca de apoio eleitoral
O PP está para mudar de lado em Salvador. Por ora, o partido apóia a reeleição do prefeito João Henrique (PMDB). O governador Jaques Wagner ofereceu ao partido a Secretaria de Planejamento. O líder na Câmara, Mario Negromonte (PP-BA), pediu a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, que ficaria em linha direta com o ministério do partido, o das Cidades. Ele indicou para o cargo o deputado João Leão (BA). O desfecho da trama sai nos próximos dias.
Cruel
Apenas 25 deputados federais do PSDB, de 57, e um senador, de 12, foram ontem ao ato de apoio à candidatura Alckmin em São Paulo. Serra não foi. Estava com Kassab anunciando convênio para construção de novo trecho do metrô.
O LÍDER do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), trabalha firme para restabelecer a CPMF com uma alíquota de 0,1%. Ele justifica: "Não existe excesso de arrecadação em um país que tem tanta necessidade de investimentos públicos em infra-estrutura e em políticas sociais".
O DEPUTADO Paulo Bornhausen (DEM-SC) tirou do ar a página "Xô CPMF" (www.xocpmf.com.br) e lançou uma outra, a "Xô Imposto" (www.xoimposto.com.br).
O GOVERNADOR Jaques Wagner impôs sua vontade em Salvador. Seu candidato, Walter Pinheiro, venceu as prévias. Agora quer que a comunista Olívia Santana retire sua candidatura e seja a vice.