Título: Cai embargo à exportação de carne
Autor:
Fonte: O Globo, 27/05/2008, Economia, p. 19

Exceção é Mato Grosso do Sul, que continua "sob avaliação" por causa de aftosa

SÃO PAULO. A Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) anunciou ontem o fim do bloqueio à carne bovina exportada pelo Brasil. A medida estava em vigor desde outubro de 2005, depois do registro de focos de febre aftosa em Mato Grosso do Sul e no Paraná.

- A notícia boa do dia é que todos os estados brasileiros voltaram a ficar livres do bloqueio - afirmou o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, em almoço com cerca de 300 empresários.

Stephanes recebeu a notícia do secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz, que estava em Paris acompanhando a reunião da plenária da OIE. Pela nova determinação, dez estados brasileiros e o Distrito Federal ganharam outra vez o status de livre de aftosa com vacinação. Os estados são Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Segundo ministro, não há ganhos financeiros agora

Mato Grosso do Sul, porém, onde ocorreram os primeiros focos da doença e dono do segundo maior rebanho do país (atrás do Mato Grosso), ainda continua "sob avaliação". Segundo o ministro da Agricultura, a OIE requisitou "informações adicionais científicas".

- Isso deverá ser resolvido em dois meses - disse ele.

Maior exportador mundial de carne bovina, o Brasil conseguiu driblar em parte o bloqueio imposto por dezenas de países, ao redirecionar suas vendas a partir de outros estados. Perguntado ontem sobre eventuais ganhos depois do fim do bloqueio, Stephanes evitou fazer projeções.

- Não tem ganhos financeiros no momento, por uma razão muito simples: a demanda está tão aquecida no mundo que daqui a pouco não teremos mais boi para exportar. Mas isso nos dá perspectivas a médio e longo prazos, porque nossa produção está crescendo.

No início do ano, países da União Européia vetaram novas importações da carne produzida no Brasil, com o argumento de que o país havia descumprido medidas sanitárias.

- O registro da aftosa foi um dano emblemático. Mas o país adotou medidas e, na eventualidade de aparecerem novos focos, estaremos prontos a eliminá-los imediatamente. (Aguinaldo Novo)