Título: Múcio: O Planalto não tem nada a ver com isso
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 30/05/2008, O País, p. 10
Ministro minimiza recuo da base em tentar votar CSS e repete que idéia não é do governo
Darlan Moreira*
FORTALEZA. O ministro das Relações Institucionais, José Múcio, procurou minimizar ontem a decisão da base, que adiou para a votação da Contribuição Social para a Saúde (CSS), novo nome para a CPMF, e voltou a negar que o governo esteja por trás da estratégia de recriar o tributo:
- Nós ainda estamos fazendo fisioterapia daquela pancada sofrida em dezembro (quando o Senado rejeitou a CPMF). Não faz sentido criar uma nova indisposição com o Congresso neste momento - afirmou o ministro, que ontem participou da XII Conferência Nacional dos Legislativos Estaduais, em Fortaleza.
Ele atribuiu à base a decisão de tentar aprovar a CSS e de voltar atrás diante da resistência entre os próprios aliados:
- Não houve nenhum recuo do governo federal, até porque o Palácio do Planalto não tem nada a ver com isso. A estratégia foi das lideranças no plenário da Câmara.
Para o ministro, é atribuição do Congresso encontrar uma fonte de receita para bancar as despesas vinculadas à saúde incluídas na Emenda 29:
- A saúde precisa de recursos. Se virão via CSS ou até no bojo de uma reforma tributária, é o Congresso que precisa resolver.
* Especial para O GLOBO