Título: Itagiba nega omissão ou conivência
Autor:
Fonte: O Globo, 30/05/2008, O Globo, p. 16

Secretário diz ter enviado resultado das investigações à PF

Ex-secretário de Segurança Pública do Rio, o deputado federal Marcelo Itagiba (PMDB) negou ontem que tenha sido omisso em relação às denúncias contra o delegado Álvaro Lins. Ele voltou a afirmar que, assim que soube das acusações, determinou uma investigação.

- Quando começaram a chegar as denúncias anônimas, solicitei à Subsecretaria de Inteligência que verificasse sua veracidade. Quando chegamos a um ponto em que não poderíamos aprofundar as investigações sem vazamento, comuniquei à governadora Rosinha Garotinho a existência dessas informações e repassei os dados para a Polícia Federal - disse Itagiba.

Segundo o deputado, estas informações preliminares foram passadas em 2005 ao então chefe da Missão Suporte da Polícia Federal no Rio, delegado José Mariano Beltrame (atual Secretário de Segurança). Os dados teriam sido usados pela PF nas investigações que resultaram, no final de 2006, em indiciamentos, denúncias e prisões de policiais civis e militares envolvidos na contravenção durante as operações Gladiador e Hurricane.

O deputado lembrou ainda que, com base em informações passadas pelo Ministério Público de São Paulo, pediu formalmente à governadora a substituição de Álvaro Lins.

- Chegou ao meu conhecimento um depoimento de um preso de São Paulo que fazia uma série de denúncias ao doutor Álvaro. Quando confirmamos a história, enviei uma cópia integral do processo à governadora, além de um ofício pedindo sua substituição.

Eleito deputado federal pelo PMDB, mesmo partido pelo qual Álvaro foi eleito deputado estadual, Itagiba disse que não fez campanha com o delegado.

- Eu não tenho relações com o doutor Álvaro. Fizemos campanha para os mesmos eleitores, mas não fiz companha para o doutor Álvaro.