Título: Lobão: refinaria no MA com prestígio de Sarney
Autor: Ordoñez, Ramona
Fonte: O Globo, 27/05/2008, Economia, p. 21

SÃO LUÍS e RIO. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, anunciou ontem que a nova refinaria da Petrobras, a Premium, será instalada no Maranhão - base política dele -, custará US$20 bilhões e processará até 600 mil barris por dia. No Fórum de Setores Energéticos, em São Luís, o ministro garantiu que a escolha do local pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva não foi política, mas disse que a indicação do Maranhão deve-se à força de seu grupo político, capitaneado pelo senador José Sarney e por sua filha, Roseana Sarney.

- O Maranhão é um estado privilegiado geograficamente, o que facilita a exportação para EUA e Europa por meio do Porto do Itaqui - disse Lobão. - Eles queriam que ela ficasse em São Paulo, Rio, em outros estados. Assim como foram contra a construção da ferrovia Norte-Sul. Mas o prestígio da família Sarney e a generosidade do presidente Lula garantiram que a refinaria viesse para o Maranhão.

Perguntado sobre quem seriam "eles", Lobão não apontou nomes ou grupos, dizendo apenas que eram os outros estados. Segundo ele, a construção terminará em 2012. O refino será de diesel e gasolina de alta qualidade e representará um terço da produção de combustíveis do país. No Rio, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, disse que "os estudos de viabilidade estão sendo concluídos e até agora indicam que será no Maranhão". (Raimundo Garrone, especial para O GLOBO, com agências internacionais)