Título: Conflito à vista
Autor: Franco, Ilimar
Fonte: O Globo, 29/05/2008, O Globo, p. 2

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), informou ao presidente Lula que vai disputar a presidência do Senado no próximo ano. Para manter o equilíbrio de forças no Congresso, o governo não quer o PMDB no comando das duas Casas. Como há um acordo para o deputado Michel Temer (SP) ser o próximo presidente da Câmara, o PT reivindica a direção do Senado.

A imagem dos candidatos petistas

O PT encomendou uma pesquisa nacional para saber as principais demandas dos eleitores e, com os resultados, orientar o discurso de seus candidatos nas eleições municipais. A pesquisa também procura avaliar a imagem de 20 petistas que ocupam cargos no Executivo ou funções no Legislativo e que são potenciais candidatos à Presidência da República ou aos governos estaduais em 2010. Estão nessa lista os ministros Paulo Bernardo, Patrus Ananias, Tarso Genro, Dilma Rousseff, Luiz Marinho e Marta Suplicy, os governadores Jaques Wagner e Ana Julia, o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, e a líder Ideli Salvatti.

O meu time vai jogar. Eu não vou entrar em campo, mas vou torcer" - José Múcio, ministro das Relações Institucionais, sobre a criação da nova CPMF.

SEM PERDER A TERNURA. Os líderes do DEM, Antonio Carlos Magalhães Neto (BA), e do PT, Maurício Rands (PE), se abraçam após terem se enfrentado ontem na discussão para votar a Emenda 29. A oposição estava preocupada em explicar que era a favor da emenda, mas obstruiu por causa da criação da Contribuição Social para a Saúde. Os governistas envergonhados com o novo imposto elevaram a faixa de isenção para R$3.038.

Processo

O Procurador-Geral da República, Antonio Fernando de Souza, enviou ontem ao STF pedido para abrir inquérito contra Renato Amary (PSDB-SP). Ele cometeu crime contra a administração pública quando era prefeito de Sorocaba (2004).

O corporativismo contra Paulinho

Prestes a sofrer um processo por quebra de decoro no Conselho de Ética da Câmara, o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) não é popular. Principalmente entre os deputados que votaram pelo fim do imposto sindical. A Força Sindical anunciou que distribuiria fotos desses parlamentares nas ruas caso a contribuição obrigatória fosse derrubada. Na primeira votação, 215 foram contra o imposto, e na segunda, 171. Eles agora vão dar o troco.

O colete, o presidente e o costume

Uns dizem que foi o ministro Luiz Dulci, outros que foi o chefe de gabinete Gilberto Carvalho e ainda outros garantem que foi o ministro José Múcio. O fato é que na terça o ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) foi empossado, no Planalto, trajando um colete. Logo após a solenidade, um deles esteve com o presidente Lula, elogiando Minc e dizendo que ia adotar seu estilo, pois detestava usar terno. O presidente Lula não gostou e lascou:

- Era só o que faltava!

O SENADOR Eduardo Suplicy (PT-SP) está defendendo o nome do empresário Oded Grajew para ser o candidato a vice-prefeito de São Paulo na chapa de Marta Suplicy. Oded foi um dos criadores do Fórum Social Mundial e assessor do presidente Lula no primeiro mandato.

NO JANTAR de aniversário de casamento do presidente Lula e da primeira-dama, um dos presentes anunciou que Mangabeira Unger cantaria em homenagem ao casal. Foi apresentado como "o único cantor bilíngüe na festa, que cantaria em português e inglês ao mesmo tempo".

O DEM acaba de criar o santinho virtual. Seus candidatos a prefeito nas grandes cidades vão invadir e-mails e celulares, mas não sujar as ruas.

Racha

Os ministros Paulo Bernardo e Márcio Fortes ficaram sem entender. Na terça, em São Luís, lançaram o PAC no Maranhão. O governador Jackson Lago (PDT) estava na cerimônia, o prefeito de São Luís, Tadeu Palácio (PDT), não apareceu.