Título: Gizella Rodrigues
Autor: Vitória, Maria
Fonte: Correio Braziliense, 09/05/2009, Mundo, p. 28

Uma moradora do Distrito Federal de 34 anos é a nova suspeita de ter sido infectada pelo vírus H1N1. Em boletim divulgado na tarde de ontem, a Secretaria de Saúde confirmou a notícia do quarto paciente tratado na capital com a possibilidade de ter contraído a gripe suína. O anúncio mais esperado pelas autoridades de saúde e pela população, porém, ainda não foi feito: não ficaram prontos os resultados dos exames em outras três pessoas que passaram pelo Hospital Regional da Asa Norte (Hran) com tosse e febre alta, depois de terem vindo de áreas afetadas. Assim, ainda não se sabe se a influenza A chegou mesmo à capital do país.

De acordo com a subsecretária de Atenção à Saúde, Disney Antezana, a nova paciente suspeita está sendo monitorada em casa. Ela foi apenas atendida em um hospital do DF e nem chegou a ficar internada. A subsecretária afirmou que a evolução do caso é boa, mas não deu detalhes sobre o estado de saúde da mulher. ¿Recolhemos as amostras das narinas e da garganta e estamos aguardando o resultado¿, disse Disney, sem mencionar prazo. A subsecretária também não quis falar mais sobre a identidade da paciente, nem sobre onde pode ter ocorrido a contaminação. Em casa, ela deve ficar isolada, em um quarto bem ventilado e usando máscaras, por um prazo de 10 dias, contados a partir do surgimento dos primeiros sintomas.

Com esse caso, sobe para três o número de pessoas em investigação pelo Ministério da Saúde no DF. Os outros dois são um rapaz de 18 anos e um homem de 46. Com a alta da menina Ana Hilda Aguiar, de um ano e sete meses, que passou três dias internada no Hran, a suspeita deixou de ser do DF e passou a ser monitorada por Rondônia, onde ela mora com a mãe. As duas vinham de Barcelona, na Espanha, e durante escala em Brasília a mãe resolveu deixar o voo, porque a menina tinha sintomas de gripe suína.

Exames A Secretaria de Saúde espera receber os exames dos pacientes do DF na próxima segunda-feira. O material foi encaminhado para o Instituto Adolfo Lutz na última segunda-feira, e o laboratório pede 72 horas para enviar os resultados. Apesar disso, está atendendo demandas do Brasil inteiro e entregando as análises por ordem de chegada. ¿Não depende da gente, mas do ministério e do laboratório¿, explicou Disney Antezana. A nota divulgada ontem dizia que ¿a Secretaria de Saúde do Distrito Federal encontra-se em alerta, tendo em vista o caráter epidêmico da doença¿.

Ainda na nota, a secretaria recomendou às pessoas que sintam algum dos sintomas da gripe suína e que tenham passado por áreas afetadas pelo vírus H1N1 que procurem um serviço público de saúde imediatamente.