Título: Lula dribla jornalistas em passeio por Roma
Autor: Araújo, Vera G. de
Fonte: O Globo, 01/06/2008, O País, p. 15

Presidente está na Itália acompanhado de filhos e neto

ROMA. O primeiro dia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Roma foi dedicado ao descanso. O presidente, que participará terça-feira da conferência da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) sobre segurança alimentar, desembarcou em Roma às 5h20m e passou o dia na embaixada do Brasil, na Praça Navona. Ele só saiu no fim da tarde para um passeio de automóvel.

Lula almoçou na própria embaixada, onde fica o "melhor restaurante de Roma", na opinião do embaixador Adhemar Bahadian. O menu foi espaguete à carbonara, especialidade romana.

Poucos minutos após sua assessoria informar que ele pretendia ficar na suíte, preparando-se para a conferência, Lula deixou a embaixada. Os jornalistas foram despistados. Turistas brasileiros, ao saberem de sua presença em Roma, esperaram diante da embaixada.

- De repente, ele vai à Fontana de Trevi e podemos jogar a moedinha da sorte juntos - brincou uma gaúcha.

Mas o passeio foi bem mais curto e rápido. Em uma hora e meia, ele visitou a Praça Campo dei Fiori - a única praça de Roma que não tem nenhuma igreja - e continuou até o Castelo de Sant"Angelo, a fortaleza-prisão dos papas que virou museu. O tour terminou no mirante do Gianicolo, de onde se descortina um panorama geral da cidade, sob o olhar das estátuas de Giuseppe e Anita Garibaldi.

A agenda do presidente continua secreta. A previsão para hoje é de um passeio nos arredores de Roma, mas Lula - que está na Itália com a mulher, dona Marisa, os filhos, a nora e o neto - não deixou vazar informações sobre seu programa.