Título: Lula promete ajuda contra pobreza no Haiti
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 29/05/2008, O Globo, p. 10
Presidente quer financiar construção de barragens e critica inércia de países ricos
Chico de Gois
PORTO PRÍNCIPE. Acompanhado por dez ministros, o presidente Lula prometeu ontem ajudar o Haiti na construção de barragens, com financiamento brasileiro, e cobrou dos países ricos maiores doações ao país mais pobre do continente - 80% da população abaixo da linha da pobreza. Ele disse que vai procurar parceiros que quiserem cooperar com a ação brasileira. Sua primeira iniciativa neste sentido será na reunião anual do Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), na próxima semana, em Roma. Lula afirmou que seus ministros vão ajudar o Haiti.
Lula convidou o presidente haitiano, René Preval, a visitar o Brasil em 13 de agosto para concretizar ações que "possam significar mudanças estruturantes no Haiti". Em alusão à sua primeira visita ao país, em 2004, quando acompanhou a seleção brasileira que disputou amistoso com a seleção local, o presidente disse que seu governo ajudará o Haiti:
- Não trouxe nenhum jogador da seleção, nem Ronaldo nem Ronaldinho, mas trouxe uma equipe de brasileiros, jogadores do meu governo, que estão me ajudando a ganhar o jogo no Brasil. E são esses homens, que me ajudaram no Brasil, que vão nos ajudar aqui no Haiti.
O presidente lembrou que uma conferência de doadores, que estava agendada para 25 de abril, acabou não acontecendo.
À noite, Lula seguiu para El Salvador, onde passará o dia de hoje. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, explicou que o Brasil está disposto a financiar empreendimentos de geração de energia no Haiti.