Título: Faltam terra e capital humano
Autor: Rodrigues, Luciana; Lins, Letícia
Fonte: O Globo, 01/06/2008, Economia, p. 34

A falta de terra e de capital humano limita a expansão da agricultura familiar, afirma Fernando Gaiger, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Assim, mesmo que esses produtores consigam algum ganho com a recente alta de preços, terão dificuldades para ampliar sua produção. Ele lembra que o quadro no país é muito desigual: os pequenos do Centro-Sul, mais integrados ao mercado, poderão aproveitar melhor o bom momento que os nordestinos.

- Há uma restrição de terra nas propriedades familiares. E, mesmo com a recente melhora do Pronaf, o poder público ainda não tem capilaridade suficiente para chegar com crédito e assistência técnica aos rincões mais afastados - diz Gaiger

Renato Maluf, do Consea, lembra que o Pronaf cresceu muito e já chegou a 2 milhões de contratos. Mas o Brasil tem 4 milhões de estabelecimentos agrícolas familiares.

- Metade das famílias ainda está alijada - diz Maluf, que defende um reajuste no Bolsa Família e nos repasses da merenda escolar para fazer frente à alta dos alimentos. (Luciana Rodrigues)