Título: PTB estressado com Sérgio Moraes
Autor: Torres, Izabelle
Fonte: Correio Braziliense, 13/05/2009, Política, p. 03

Declarações polêmicas do relator do caso Edmar Moreira prejudicam negociações para filiação do deputado do castelo ao partido. Mesmo assim, legenda tenta mantê-lo à frente do processo no Conselho de Ética

O líder do PTB, Jovair Arantes (GO), decidiu ontem entrar na briga para que Sérgio Moraes (PTB-RS) continue na relatoria do caso que investiga se o deputado Edmar Moreira (sem partido-MG) quebrou o decoro parlamentar ao destinar dinheiro público para as próprias empresas. Publicamente, disse que o relator não antecipou o voto e retirá-lo do caso seria um desrespeito à opinião de um parlamentar. Nos bastidores, no entanto, a história foi outra. Segundo conversas com integrantes da legenda, em encontros informais o relator teve de se explicar e enfrentar críticas de parlamentares que acreditam que o caso colocou areia nos planos do partido de receber Edmar Moreira.

De acordo com um deputado do PTB, ao antecipar a vontade de inocentar o colega mineiro das acusações, Sérgio Moraes revelou um plano costurado pela bancada e ainda tratado com sigilo. Daí a irritação generalizada com o relator. A estratégia do partido contava com a possível absolvição de Moreira das acusações e com a entrada do parlamentar na legenda. Ao antecipar que não via motivos para condenar o dono do castelo e afirmar que estava ¿se lixando para o que pensa a opinião pública¿, Sérgio Moraes comprou uma briga feia na Câmara. Além de fazer com que a Casa voltasse a ser alvo do noticiário negativo, abriu espaço para que se discutisse a mudança de relator no caso, o que aumenta as chances de que o deputado do castelo não seja inocentado. ¿Sob pressão, as chances de algum novo relator encarar o peso de absolver o Edmar são mínimas¿, comenta um petebista.

Por colocar areia nos planos da legenda e atrapalhar o desfecho de um acordo bem costurado no submundo da política, Sérgio Moraes mesmo assim deve continuar recebendo o apoio público dos colegas, enquanto nos bastidores é alvo de críticas e reclamações dos integrantes da legenda a qual pertence.

Estratégia O interesse do PTB na filiação de Edmar Moreira tem razão de ser. Apesar do peso negativo de ganhar em seus quadros mais um parlamentar réu em processos judiciais, a entrada de um mineiro na legenda é encarada como um fato positivo na eleição do próximo ano, visto que o partido não tem deputados federais por Minas Gerais. A legenda perdeu seus três integrantes mineiros na eleição de 2006, quando Cleuber Carneiro, José Militão, e Osmânio Pereira não conseguiram voltar à Câmara, depois do desgaste que sofreram pelo envolvimento com máfia das sanguessugas.

Apesar da ideia de que a absolvição de Moreira facilitaria seu ingresso no PTB e ao mesmo tempo iria fortalecer a legenda em Minas Gerais ser de conhecimento da maioria dos parlamentares que integram o partido, o líder Jovair Arantes desconversa quando perguntado sobre o caso. ¿O deputado não me procurou para decidir filiação.¿ ¿Essa história de estar certo que ele entrará no partido não sou eu quem está dizendo. Meu objetivo agora é garantir que o deputado Sérgio Moraes continue na relatoria do caso e dê o parecer da forma como achar que deve. Se não ficarem satisfeitos, os integrantes do Conselho podem simplesmente rejeitar o relatório¿, disse.

-------------------------------------------------------------------------------- A defesa de Arantes

Em campanha pela permanência de Sérgio Moraes (PTB-RS) na relatoria do caso Edmar Moreira (sem partido-MG), o líder petebista Jovair Arantes (GO) afirmou que se a Câmara continuar punindo parlamentares por expressarem ideias polêmicas que não têm o apoio da sociedade, o Brasil poderá colocar em risco a independência do Legislativo. ¿As opiniões de um parlamentar precisam ser respeitadas. Se toda vez que algum relator expressar o que pensa for afastado do caso, estaremos enfraquecendo o parlamento¿, disse (leia mais na página 4).

Arantes anunciou que irá conversar com o presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP), para que ele intervenha no Conselho de Ética e impeça o afastamento de Moraes. ¿Quero dizer que esse será o início de uma crise e de um total desrespeito à democracia. Democracia é quando ele pode fazer o relatório e os integrantes do Conselho podem, simplesmente, rejeitar seu parecer, caso não concordem com ele. O que não podemos permitir é que por pressões externas a Câmara mude suas regras¿, defendeu Arantes.