Título: Tentativa de blindagem
Autor: Pariz, Tiago
Fonte: Correio Braziliense, 13/05/2009, Política, p. 04

Apesar da intenção de retirar o deputado Sérgio Moraes (PTB-RS) da relatoria do processo contra Edmar Moreira (sem partido-MG), o presidente do Conselho de Ética, José Carlos Araújo (PR-BA), vai colocar a proposta em votação. Antes dado como fato consumado, a mudança de posição ocorre num momento em que aumentaram pressões pelo petebista ser mantido no cargo.

O maior foco de pressão veio do próprio PTB e ganhou peso com as declarações do líder petista Cândido Vaccarezza (SP). ¿O deputado não pode ser punido pela declaração. Ele tem imunidade parlamentar para falar o que pensa. Não quer dizer que eu concorde com ele¿, disse, sustentando que vai orientar os dois deputados do PT no colegiado a votarem favoráveis à cassação de Moreira. Araújo nega o recuo e disse confiar que a proposta pelo afastamento será aprovada.

Moraes voltou a sustentar que não deixará o cargo e buscará o Supremo Tribunal Federal se for destituído. E aproveitou para atacar a deputada Solange Amaral (DEM-RJ), responsável por formalizar o pedido por sua saída da relatoria. ¿Não acredito que o Conselho vai se curvar para o pedido da Solange Amaral, que meteu a mão na guaiaca do povo e fez viagens internacionais. Ela não tem moral para pedir meu afastamento¿, disse. Ele também criticou a decisão de realizar reunião fechada para discutir seu futuro: ¿Me colocaram sem eu pedir e não sou moleque que colocam de manhã e de tarde tiram.¿ (TP).

--------------------------------------------------------------------------------