Título: Biocombustíveis no centro do debate
Autor: Araújo, Vera G. de
Fonte: O Globo, 02/06/2008, Economia, p. 17

Conferência da FAO sobre alta de alimentos vai reunir líderes de 60 países

ROMA e KARACHI (Paquistão). Cerca de 60 chefes de estado e de governo irão a Roma participar da conferência da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), que deve concentrar suas discussões no impacto dos biocombustíveis sobre a recente disparada dos preços de alimentos.

Além do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, que chegou a Roma no sábado, já confirmaram presença os presidentes francês, Nicolas Sarkozy; venezuelano, Hugo Chávez; e argentina, Cristina Kirchner. Também irá a Roma o chefe do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero; o líder iraniano, Mahmoud Ahmadinejad; e o presidente do Zimbabue, Robert Mugabe, entre outros.

A alta dos alimentos tem provocado manifestações no mundo inteiro. Ontem, paquistaneses saíram às ruas na cidade de Karachi para protestar contra os custos de alimentos e combustíveis. E o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas organizou marchas em diferentes cidades para pedir ajuda para a alimentação escolar diante da alta de preços.