Título: Petrobras aluga mais três sondas
Autor: Paul, Gustavo
Fonte: O Globo, 03/06/2008, O globo, p. 21

Equipamentos irão para áreas de Tupi e Carioca

Apesar da dificuldade de achar equipamentos de petróleo disponíveis no mercado mundial, a Petrobras conseguiu afretar mais três sondas de perfuração com capacidade para operar em águas ultraprofundas. A informação foi dada ontem pelo presidente da BG Group no Brasil, uma das empresas associadas à Petrobras na exploração de Tupi e Carioca (abaixo do pré-sal na Bacia de Santos), Luiz Costamilan. As sondas foram contratadas da Seadrill e devem chegar até o fim do ano. O aluguel custa entre US$450 mil e US$600 mil por dia.

- Duas sondas deverão ir para Tupi e uma para Carioca - disse Costamilan.

Os equipamentos vão ajudar a Petrobras a acelerar perfurações nos blocos do pré-sal na Bacia de Santos. Hoje, a estatal - associada a empresas como BG e Galp Energia - só dispõe de três sondas, e corre contra o tempo, pois a maioria dos blocos tem contratos que determinam sua devolução à Agência Nacional do Petróleo (ANP) até o fim do ano, caso não haja descobertas.

A diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria das Graças Foster, disse que a companhia quer construir um terminal de regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL) no Sul até 2013, com capacidade de até 20 milhões de metros cúbicos por dia. O primeiro terminal, em construção no Ceará, entrará em operação em julho. (Ramona Ordoñez)