Título: CE tem lista suja com 1.701 prefeitos e gestores
Autor:
Fonte: O Globo, 03/06/2008, O globo, p. 8
Citados pelo Tribunal de Contas só podem concorrer a eleições se conseguirem liminar
FORTALEZA. Uma relação com 1.701 prefeitos e gestores cearenses que tiveram contas reprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) foi entregue ontem à Procuradoria Regional Eleitoral e à Procuradoria Geral de Justiça. A lista, com quase mil páginas, será uma das fontes de consulta de promotores para barrar candidatos com passado sujo.
Os nomes são potencialmente inelegíveis. Para obter registro eleitoral, quem constar na lista terá que obter previamente na Justiça uma liminar. A medida dificultou a vida dos maus gestores. Antes, bastava protocolar ação judicial - não precisando ter decisão favorável.
O campeão em número de contas desaprovadas é o ex-prefeito de Crato Antônio Primo de Brito, com 56 processos, a maioria por contratação de servidor sem concurso público. Também está na lista Juraci Magalhães (PR), prefeito de Fortaleza por três vezes. A relação inclui contas analisadas sem possibilidade de recurso entre 1º de janeiro de 2003 e o último dia 29, e tem 704 nomes a mais que em 2006.