Título: Deputados continuam aborrecidos
Autor: Abade, Luciana
Fonte: O Globo, 25/05/2008, País, p. A8

Recusa de Mangabeira em responder a questionamentos ainda provoca muitas reações

Luciana Abade

brasília

A passagem relâmpago do ministro de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, pela audiência pública que discutiria o Plano Amazônia Sustentável (PAS) na semana passada na Câmara dos Deputados soou como descaso para os membros da Comissão de Meio Ambiente da Casa. O ministro foi embora antes de responder uma única pergunta dos parlamentares.

Para o deputado Wandenkolk Gonçalves (PSDB-PA), a presença de Mangabeira não passou de uma palestra habitual feita pelo coordenador do Plano Amazônia Sustentável (PAS).

¿ A falta de esclarecimentos sobre as políticas adotadas, em detrimento do que é considerado prioritário para o país, tem causado grandes perdas na batalha pelo meio ambiente sustentável ¿ acredita o presidente da comissão de Meio Ambiente, deputado André de Paula (DEM-PE).

Fruta do Nordeste

Segundo o deputado, há uma curiosidade supra-partidária sobre Mangabeira "que tem intimidade zero com as questões da Amazônia".

¿ Mangabeira é fruta do Nordeste, não da Amazônia ¿ provocou.

André de Paula lamentou a saída de Marina Silva do Ministério do Meio Ambiente e atribui a indicação de Mangabeira para a coordenação do PAS como a gota d"água para o pedido de demissão.

¿ No governo Lula, você tem dois tipos de saída para os ministros. Uns saem envergonhando e são acarinhados pelo presidente. Outros saem envergonhados, como a ministra Marina ¿ acrescentou o deputado.