Título: Deputado manda recado a Mitterrand
Autor: Aggege, Soraya
Fonte: O Globo, 04/06/2008, O País, p. 4

Bentes pede à viúva que faça o ex-presidente francês mudar de idéia

BRASÍLIA. Num discurso em defesa da soberania nacional e contra as invasões estrangeiras na Amazônia, o deputado Asdrubal Bentes (PMDB-PA) cometeu uma gafe e viveu momentos de constrangimento ontem na Câmara. Diante da ativista Danielle Mitterrand e em tom indignado, Bentes solicitou à viúva do ex-presidente francês François Mitterrand que fizesse o marido mudar de idéia e deixar de ser um defensor da internacionalização da Amazônia. O parlamentar não sabia que Mitterrand morreu há 12 anos, em fevereiro de 1996.

- Já que a senhora se apresenta como cidadã do mundo, peço que interfira junto a ele (Mitterrand) para que reveja sua posição a favor da internacionalização da Amazônia - disparou Asdrubal.

Parte da platéia deu risada. Asdrubal foi informado por um funcionário da embaixada da França, sentado a seu lado, que Mitterrand já morreu. Danielle Mitterrand não fez qualquer comentário. Coube à presidente da Comissão da Amazônia, Janete Capiberibe (PSB-AP), onde ocorreu a audiência pública, informar:

- François Mitterrand é morto. Não terá como se defender.

Mais tarde, no plenário da Câmara, Asdrubal reconheceu a gafe, mas insistiu:

- O recado foi dado.

Danielle Mitterrand disse ser contra a ingerência internacional na região e criticou multinacionais que se apropriam de recursos naturais da Amazônia. Ela preside a organização não-governamental France Libertè.