Título: PRB e PR apóiam ACM Neto em Salvador
Autor: Alves, Anderson; Mayrink, Itamar
Fonte: O Globo, 04/06/2008, O País, p. 9

Vaga de vice-prefeito ficou com o partido ligado a Universal

SALVADOR. O deputado ACM Neto (DEM) obteve, ontem, o apoio do PR e do PRB à sua pré-candidatura a prefeito de Salvador. Ele fechou um acordo com o PRB, partido controlado pela Igreja Universal do Reino de Deus, e terá como vice o suplente de deputado federal Bispo Marinho. O PRB retirou a pré-candidatura do apresentador Raimundo Varela, que tem um programa de grande audiência na TV Itapoan (afiliada da Record). Ele era um dos nomes mais fortes da disputa, mas, isolado, decidiu apoiar Neto. Varela havia tentado semana passada fechar acordo para ser o vice na chapa de Antonio Imbassahy (PSDB), mas a direção nacional do PRB vetou a composição.

De uma única vez, ACM Neto conseguiu levar para sua aliança dois partidos que foram muito disputados pelas outras legendas, inclusive o PT do governador Jaques Wagner. A coligação representada por ACM Neto agora é formada por oito partidos: DEM, PR, PRB, PTdoB, PRP, PTN, PTC E PSDC.

Bispo Marinho deverá ocupar a cadeira na Câmara dos Deputados no lugar do deputado federal Luis Carreira (DEM), que assumirá a coordenação da campanha de ACM Neto. Outra novidade foi o convite feito por Neto à ex-primeira-dama do estado, Tercia Borges, mulher do senador César Borges, presidente estadual do PR, para que ela concorra a uma vaga na Câmara dos Vereadores pelo DEM. Mas nada está confirmado.

Varela diz que PRB tinha pouco tempo na TV

O martelo teria sido batido para selar a união do DEM com PR e PRB na noite de domingo, durante jantar em um restaurante em Ondina, onde se encontraram Borges, o vereador Sidelvan Nóbrega, ACM Neto e bispo Marinho.

Varela, por sua vez, atribuiu sua desistência ao fato de o PRB não ter tempo significativo na TV (somente 30 segundos).

- Não houve recuo, houve exercício da consciência. Sozinho, ninguém vai fazer nada nesta cidade. Tenho projetos do PRB que casam com projetos do DEM e do PR. Serei um ajudante de pedreiro na construção do prédio. Não sei se subirei no palanque. Digo que estou dando um passo para trás e dez para frente, porque o povo pode não me esquecer no futuro - afirmou Varela.

Após a definição de ontem, falta somente o pré-candidato do PT, o deputado Walter Pinheiro, definir sua chapa. Ele tenta costurar uma "frente de esquerda" com o PSB, o PCdoB e o PV. O prefeito João Henrique Carneiro (PMDB), candidato à reeleição, já fechou sua chapa com o tributarista Edvaldo Brito (PTB) como vice. O outro forte candidato ao pleito, Antonio Imbassahy (PSDB), terá como vice Miguel Kertzman (PPB.