Título: Floresta perto do colapso
Autor:
Fonte: O Globo, 04/06/2008, Ciência, p. 27

Desmatamento em Papua Nova Guiné atinge níveis críticos

As florestas de Papua Nova Guiné estão sendo devastadas tão rapidamente que mais da metade das suas árvores pode estar perdida até 2021. É o que revela um estudo feito com o auxílio de satélites na região. Papua Nova Guiné possui a terceira maior floresta tropical do mundo (a segunda é a da Indonésia e a primeira, a Amazônica), mas ela tem sido sendo desmatada numa taxa de cerca de 362 mil hectares por ano desde 2001.

¿ A floresta está sendo cortada de forma descontrolada ¿ diz Phil Shearman, principal autor do estudo, feito em parceria pela Universidade de Papua Nova Guiné e a Universidade Nacional da Austrália ¿ Isso acontece sem preocupações com as conseqüências para o meio ambiente e com a cumplicidade das autoridades.

País defende ajuda internacional

Os pesquisadores compararam imagens de satélite feitas há três décadas com atuais. Em 1972, a floresta tinha 38 milhões de hectares cobrindo 82% do seu território. Em 2002, cerca de 15% desse total tinha sido desmatado. De acordo com Shearman, é a primeira vez que os cientistas conseguem ter evidências da devastação do local.

¿ O governo poderia dar uma contribuição significativa para os esforços mundiais de combate ao aquecimento global se evitasse o desmatamento.

Papua Nova Guiné é um dos fundadores da Coalizão das Florestas Tropicais, um grupo de 40 países que defende um mecanismo em que as reservas de carbono das florestas de um país possam ser transformadas em crédito e negociadas no mercado internacional (o Brasil não faz parte deste grupo). O estudo, porém, sugere que boa parte da floresta não vai mais existir antes que qualquer acordo seja feito.

¿ Se as autoridades continuarem a permitir que empresas multinacionais sigam retirando tudo o que querem da floresta, não vai restar quase nada para negociar ¿ assegura Shearman.