Título: Corregedor do Detran de São Paulo é Afastado
Autor:
Fonte: O Globo, 05/06/2008, O globo, p. 10

Delegados também perdem cargos; objetivo é garantir transparência na investigação sobre falsificação de carteiras

SÃO PAULO. O delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Maurício Freire, anunciou ontem a substituição do corregedor e de dois delegados da Corregedoria do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), um dia após a prisão de 19 suspeitos de integrar um esquema de emissão de carteiras de habilitação falsificadas.

De acordo com Freire, a medida é para garantir a transparência nas investigações. O corregedor do Detran, Francisco Norberto Rocha de Moraes, será substituído por Maria Inês Valente. Morais será transferido para a Academia de Polícia.

Os delegados da corregedoria substituídos, segundo Freire, são os que fizeram em 29 de abril correição extraordinária na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Ferraz de Vasconcelos. Eles irão para o Departamento de Polícia Judiciária da capital paulista. Assumirão Dirceu Gelk Júnior Attie e Ricardo Ambrósio Fazzani Bina.

O delegado do Ciretran de Ferraz de Vasconcelos, preso terça-feira sob suspeita de integrar o esquema de venda de carteiras, fica afastado da função durante as investigações da Corregedoria e não deve, segundo Freire, retornar ao posto.

¿ Não há qualquer prejulgamento da delegacia-geral nem em relação ao corregedor nem aos delegados. É para que haja transparência, para que não haja nenhum problema ¿ disse Freire.

O delegado-geral disse que a polícia sempre busca aprimorar o sistema para evitar fraudes como como a revelada ontem. Freire afirmou ter ficado indignado com as notícias sobre o envolvimento de policiais.

¿ A gente reage com total indignação. Queremos ter uma polícia respeitada, que o povo tenha orgulho. Não nos é permitido um desvio de conduta.