Título: Resultado em Atenas deixa Cabral e Cesar otimistas
Autor:
Fonte: O Globo, 05/06/2008, O Globo, p. 13

RIO 2016: Governador e prefeito festejam de mãos dadas

COB aposta na escolha para sede das Olimpíadas

A passagem do Rio para a fase final da candidatura aos Jogos Olímpicos de 2016 gerou euforia ontem em Atenas, na Grécia, onde foi feita a divulgação. O governador Sérgio Cabral e o prefeito Cesar Maia, que há até pouco tempo trocavam farpas, comemoraram de mãos dadas e, com o ministro dos Esportes, Orlando Silva, seguraram a bandeira do Brasil. Emocionado, o presidente de honra da Fifa, João Havelange, ficou com os olhos cheios d"água.

- O Comitê Olímpico Internacional (COI) tem foco na universalidade. A América do Sul, que nunca recebeu os Jogos, vem conquistando um espaço inédito pela organização de grandes eventos internacionais e o Brasil é um dos principais responsáveis - disse o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman.

Sérgio Cabral aposta numa cidade da América do Sul para sediar as Olimpíadas, puxando a sardinha para o Rio, única candidata do continente:

- Cidades da Europa, da Ásia e da América do Norte já tiveram oportunidade de sediar os Jogos, enquanto a América do Sul, não. Creio que chegou a vez de o Rio mostrar o nome do Brasil.

Ministro ressalta estabilidade econômica e democracia

Para Orlando Silva, o Brasil tem um cenário favorável para receber os Jogos, com estabilidade econômica, democracia consolidada e um ciclo de desenvolvimento econômico sustentável. Já Cesar Maia lembrou dos investimentos no Pan.

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos acredita que, caso a cidade saia vencedora, os Jogos serão um "divisor de águas" para a natação, o pólo aquático, o nado sincronizado e os saltos ornamentais.

- Nunca conseguimos tantos recordes, tantas medalhas e conquistas na competição como no Pan realizado no Rio. Consolidamos novos ídolos, fizemos novos fãs e motivamos a prática das modalidades em todo o país - disse o presidente da CBDA, Coaracy Nunes Filho.

Presidente do Conselho de Empresários do Projeto RIO 2016, o presidente da Associação Comercial do Rio, Olavo Monteiro de Carvalho, disse que o Rio vive um momento único:

- Esta conquista é resultado da união entre as três esferas de governo e a iniciativa privada que, com o COB, apresentaram uma proposta com todas as garantias ao COI para a realização das Olimpíadas.