Título: Piauí: Fossas aéreas ainda são usadas no estado
Autor: Albuquerque, Carlos ; Menezes, Maiá
Fonte: O Globo, 05/06/2008, O Globo, p. 37

Número de doenças é alto

Efrém Ribeiro

TERESINA. Juliana Sara de Oliveira Sales, de 4 anos, reclama com o pai, o desempregado Euriano Silva de Oliveira, de 21 anos, que sente fortes dores de barriga, enquanto ainda encontra forças para brincar de boneca. A mulher de Euriano, Michelle, de 21 anos, está há três dias com diarréia, dor de barriga e febre alta. A família aguarda atendimento em uma das enfermarias do Hospital Municipal do Satélite, em Teresina.

- A diarréia é a doença mais comum entre as crianças de Teresina. Onde eu moro não tem saneamento básico e os terrenos baldios são usados para jogar lixo, restos de comida e animais mortos, e as crianças terminam brincando no chão por onde passam águas servidas - constata Euriano.

Nas áreas mais pobres, é comum o uso das chamadas "fossas aéreas", em que, sem outra opção, as pessoas defecam em sacos plásticos e os lançam nos terrenos baldios.

De acordo com dados do IBGE, a cobertura de esgotos no Piauí atinge apenas 13% da população de 3 milhões. Na capital, o percentual é de 18%. Os índices de saúde acompanham o quadro. Segundo o IBGE, no estado, são internadas com problemas relacionados à falta de saneamento 963 pessoas para cada 100 mil habitantes.