Título: No afogadilho
Autor:
Fonte: O Globo, 07/06/2008, O Globo, p. 2

O presidente Lula entrou em campo para tentar unir o PT e o Bloco de Esquerda nas eleições para as capitais. Sondagens foram feitas nas últimas horas. A idéia é todos fecharem com os candidatos que estão melhor nas pesquisas. No Rio, a unidade seria em torno de Jandira Feghali (PCdoB) e, em São Paulo, com Marta Suplicy (PT). Há resistências, principalmente dos que terão de abdicar.

PT terá mais candidatos nas metrópoles

O PT é o partido que terá mais cabeças de chapa nas eleições para as capitais e cidades com eleição em dois turnos. Nesses 79 municípios, o PT terá candidatos próprios em 58, sendo 20 em capitais. O PSDB é o segundo com maior número, 39, e, desses, 12 em capitais. O PMDB terá 30 candidatos, 11 em capitais. O DEM terá 27, 11 em capitais. A situação de outros partidos: 25 candidaturas próprias do PDT, 22 do PSB, 21 do PCdoB, 20 do PTB, 16 do PPS, 14 do PP e 10 do PR. Nas capitais, o PSDB e o DEM farão nove alianças. O PT tem 12 alianças com partidos do Bloco de Esquerda (PSB, PDT e PCdoB), sendo cinco delas com o PMDB.

Nunca dei tanto autógrafo na vida" - Paulo Pereira da Silva, deputado federal (PDT-SP), ironizando a acusação de desvio de dinheiro do BNDES

FOLCLORE. Na quinta, o ministro Carlos Minc apareceu em público pela primeira vez usando terno e gravata. Foi no plenário da Câmara, onde o traje é obrigatório. Mas, rendido ao seu estereótipo, estava com um colete por baixo, mesmo com o clima quente e seco da cidade. Não é novidade usar a indumentária para chamar a atenção. Há quem use chapéu de vaqueiro e houve quem pintasse o cabelo com diversas cores.

Índio x índio

O cacique Jair Bepe Kamró, da aldeia Topkró, em Altamira, critica os caiapós de Redenção, aqueles que agrediram um engenheiro da Eletrobrás. Kamró anda dizendo que a violência prejudica a imagem de todas as nações indígenas.

Um Ibama para a pesca

Com a saída de Marina Silva, o secretário da Pesca, Altemir Gregolin, quer retirar do Ibama suas atribuições sobre a área da pesca. Ontem, ele apresentou ao presidente Lula um plano reestruturando sua pasta, propondo a criação de um órgão que passaria a conceder licenças e fiscalizar a pesca. A proposta tem o apoio do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. A ex-ministra do Meio Ambiente sempre foi contra isso.

Aliados da causa

A Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) já tem seus candidatos nas eleições deste ano. Em todo o país, apóia, por enquanto, 49 nomes para vereador e prefeito. No Rio, recomenda o voto em Fernando Gabeira (PV), Alessandro Molon (PT) ou Chico Alencar (PSOL). A maioria dos candidatos a vereador é do PT, com 14 indicações, seguido de PV e PCdoB, com sete cada um. A lista completa está na página www.abglt.org.br/ port/eleicoes2008.php.

O MINISTÉRIO do Meio Ambiente vai renovar neste mês a moratória da soja por mais um ano. Trata-se de um acordo com as indústrias de óleos vegetais e exportadores de cereais para não comercializar soja oriunda de áreas desmatadas.

APROXIMAÇÃO. O ministro Edson Santos (Igualdade Racial) acaba de chegar da Tanzânia. O país abriu uma embaixada aqui há menos de um ano e o Brasil instalou uma representação lá em 2005.

O GOVERNADOR José Roberto Arruda (DF) mandou carta para o governador Sérgio Cabral (RJ). Nela, lembra que no Pan emprestou 300 policiais militares e diz que fará o mesmo se o Rio for a sede das Olimpíadas de 2016. Arruda deve estar pensando num terceiro mandato ou em voltar ao poder em 2014.

Racha em Vitória

Depois do Rio, PT e PMDB também estão para rachar em Vitória. O motivo é o lançamento de um candidato do PT em Serra (ES). O PMDB ameaça retirar o apoio à reeleição de João Coser (PT) em Vitória e lançar Lelo Coimbra.