Título: Recessão confirmada
Autor: Flores, Mariana
Fonte: Correio Braziliense, 13/05/2009, Economia, p. 12

O ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, confirmou ontem, na Câmara dos Deputados, que a economia brasileira está em recessão técnica (dois trimestres consecutivos de redução na produção). ¿Tivemos uma queda da produção industrial no último trimestre (de 2008) e uma queda de produção industrial neste primeiro trimestre de 2009. Não temos como fugir disso¿, disse. Entretanto, ele observou que comparando-se os dados deste primeiro trimestre com os do trimestre anterior, houve alguma recuperação. Segundo ele, com as indicações mais recentes, como uma certa estabilidade no nível de emprego, é possível afirmar que, a partir do segundo semestre, o Brasil vai se recuperar.

Em sala próxima à de Miguel Jorge, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, evitou afirmar que o Brasil já teria entrado em recessão. Ele observou que os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) relativos ao desempenho da economia no primeiro trimestre de 2009 só serão divulgados em junho. ¿Vamos esperar. O importante é olharmos o que está acontecendo neste momento e o que vai acontecer nos próximos meses¿, afirmou o ministro do Planejamento.

Ele disse que a economia terá um comportamento gradativamente melhor nos próximos três trimestres. ¿Vamos chegar ao final do ano com crescimento num ritmo respeitável em relação ao padrão mundial.¿ Sobre a queda do emprego na indústria, divulgado pelo IBGE, ele observou que o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, afirmou que há recuperação do emprego desde março.

Bernardo lembrou que os dados divulgados pelo IBGE são de apenas um segmento da economia. ¿Se olharmos todos os setores, veremos que os dados estão menos ruins¿, disse.