Título: Venda da Varig foi celebrada com Lula
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 07/06/2008, Economia, p. 33
PF investiga operação da VarigLog
BRASÍLIA e SÃO PAULO. Apesar de o governo negar qualquer interferência na venda da VarigLog, argumentando que a transação ficou restrita à Justiça, o brigadeiro José Carlos Pereira, ex-presidente da Infraero, afirmou ao GLOBO que, logo após a aprovação da operação pela Anac, participou de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para comemorar o negócio. Segundo Pereira, o advogado Roberto Teixeira - compadre de Lula, que defendeu os interesses do grupo que comprou a aérea - participou do encontro, convidado pela Casa Civil.
Estiveram presentes ainda a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e sua vice, Erenice Guerra, o então ministro da Defesa, Waldir Pires, e o ex-comandante da Aeronáutica brigadeiro Bueno.
- Foi uma reunião com aspecto comemorativo, e até certo ponto dá para entender, porque havia uma crise iminente que era o risco de a Varig parar- disse Pereira.
Embora a aprovação da venda já tivesse sido anunciada publicamente, ele disse que a reunião tinha o objetivo de comunicar a todos os envolvidos que o problema estava resolvido. Segundo Pereira, o encontro durou cerca de 20 minutos.
A Polícia Federal (PF) investiga as negociações feitas para a venda da VarigLog. O inquérito foi instaurado pela Delegacia de Crimes Fazendários (Delefin) da PF em São Paulo antes das denúncias feitas pela ex-diretora da Anac Denise Abreu. A investigação parte do processo conduzido pelo juiz da 17ª Vara de São Paulo, Paulo Magano. Em sentença de 23 de abril, Magano pediu que a PF e o Ministério Público Federal investigassem os sócios da VarigLog pela "prática de ilícitos civis e criminais". Segundo o juiz, houve "crime de quadrilha" e indícios de irregularidades na formação do consórcio que comprou a VarigLog.