Título: PT isolado
Autor:
Fonte: O Globo, 06/06/2008, O Globo, p. 2

Nas três principais capitais do país, o PT vai disputar as eleições em situação de isolamento. Em São Paulo, Marta Suplicy, líder nas pesquisas, não conseguiu fechar nenhuma aliança e corre atrás do PDT de Paulo Pereira da Silva. Em Belo Horizonte, o prefeito Fernando Pimentel buscou uma aliança com o PSDB, que dividiu seu partido, e que pode deixá-lo sem candidato, depois de 16 anos no poder. Ontem, o PMDB rompeu com o PT e jogou a candidatura de Alessandro Molon no gueto.

CPI da Alstom, só se for mista

A CPI da Alstom terá que entrar na fila se for criada na Câmara. Atualmente, há três comissões parlamentares de inquérito em funcionamento e seis aguardando despacho do presidente Arlindo Chinaglia (PT-SP). Só é permitido o funcionamento de cinco ao mesmo tempo na Câmara. O deputado João Carlos Bacelar (PR-BA) já procurou dois senadores para propor uma comissão mista, já que não há limite para essas. Ele ainda não começou a coletar assinaturas para criar a CPI. Aguarda antes resposta dos ministérios de Minas e Energia, Transportes, Cidades e do Tribunal de Contas da União sobre todos os contratos da Alstom.

A solução é dar um tempo nas CPIs" - Álvaro Dias, senador (PSDB-PR), desanimado com o funcionamento e o desfecho da CPI Mista do Cartão Corporativo

Legenda da foto: REFINARIA. O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, informou ontem à governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria (PSB), que será construída uma unidade de produção de gasolina automotiva no Pólo Industrial de Guamaré (RN), que será transformado em uma refinaria de pequeno porte. Ao fazer exposição ontem no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Gabrielli corrigiu uma cifra que estava em dólar, e não em real. "Não tratamos mais com moeda fraca", brincou ele.

Origem

A Operação Savana foi deflagrada a partir do depoimento de um ladrão de bancos à Polícia Federal em Rondônia. Ele contou que sua organização estava migrando para o contrabando de madeira, por ser um negócio mais rentável.

"Royalties": a reação de Mercadante

O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) reage ao panfleto do DEM que critica sua posição em defesa da redistribuição dos royalties do petróleo. "Espero que o DEM não esqueça de dizer, em seu panfleto, que a capital do Rio só recebe 1,8% de royalties devido à decisão 1714/2004 do STJ. Na época, Campos, que no primeiro trimestre recebeu 52% dos royalties, tentou impedir com liminares que o Rio recebesse", disse.

Ambiente de negócios

Apesar de o foco ser a reforma tributária, há outros cinco projetos no Congresso importantes para melhorar o ambiente de negócios. Na lista está o que regulamenta as agências reguladoras, o que moderniza o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência, o que cria o cadastro positivo, o que cria o Fundo de Proteção ao Consumidor de Seguros, Capitalização e Previdência Aberta e o que cria um fundo para o caso de desastres naturais no setor rural. Todos se arrastam.

OS GASTOS da CPI do Cartão Corporativo refletem seu empenho investigativo: R$3.400 de R$200 mil previstos.

O LÍDER do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), apresentou voto de censura à ação do empresário sueco Johan Eliasch, na Amazônia. O magnata adquiriu 160 mil hectares na mata. "Ele prometeu fazer mil benfeitorias, mas não concretizou nenhuma", criticou.

O PALÁCIO do Planalto não cumpre a lei 9.453/97, que proíbe a retenção de documento de identidade para entrada em órgãos públicos e particulares.

Sem processo

Um dirigente da Eletrobrás garante que o consórcio Norberto Odebrecht-Furnas não vai à Justiça contra a licitação da usina de Jirau. No caso de Furnas, diz que seria "indisciplina". No da empresa, afirma que seria "maluquice".