Título: Lula convida o deputado petista José Pimentel para a Previdência Social
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 06/06/2008, O País, p. 4

Posse deve ser na próxima semana; falta agora o sucessor de Marta

BRASÍLIA. Desta vez, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi rápido na escolha de um ministro. Ele recebeu ontem, no Palácio do Planalto, o deputado federal José Pimentel (PT-CE) e o convidou para assumir o cargo de ministro da Previdência Social no lugar de Luiz Marinho, que renunciou para se candidatar à prefeitura de São Bernardo do Campo. A posse deve ser no início da próxima semana. Lula ainda não definiu o sucessor de Marta Suplicy para o Ministério do Turismo. Hoje, responde pela Pasta o secretário-executivo Luiz Eduardo Barreto Filho.

O deputado, segundo a assessoria de imprensa da Presidência, concordou com uma das premissas de Lula para assumir o cargo: não ser candidato à reeleição em 2010. Pimentel já confidenciara que não deseja mais concorrer à Câmara. Está no quarto mandato, e seu sonho era ocupar uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU).

Bancário e advogado, Pimentel foi relator do Orçamento deste ano e, no primeiro mandato de Lula, da Comissão Especial de Reforma da Previdência Social. Em 2005, após o escândalo do mensalão, assumiu interinamente a função de tesoureiro do PT, no lugar de Delúbio Soares. Mas, quando houve a eleição para uma nova executiva do partido, não quis continuar no cargo. Hoje, é vice-presidente do PT do Ceará.

Anteontem, ao deixar o ministério, Luiz Marinho disse que chegou a indicar seu secretário-executivo, Carlos Gabas, para ocupar sua vaga. Porém, o nome de Pimentel era mais forte e tinha o apoio da bancada petista no Congresso. No Turismo, ainda não está certo se Luiz Barreto ocupará a vaga de Marta. A própria ex-ministra, embora tenha feito elogios a Barreto, afirmou que não indicou nenhum nome a Lula.