Título: Neudo Campos e Russomano são réus no STF
Autor: Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 06/06/2008, O País, p. 9

Ex-governador de RR já responde a nove ações e 12 inquéritos

BRASÍLIA. O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu ontem processos contra os deputados federais Celso Russomano (PP-SP) e Neudo Campos (PP-RR). Russomano se tornou réu em ação penal por falsidade ideológica. O ex-governador de Roraima responde a acusação de peculato e formação de quadrilha, e passou a ser um dos campeões de processos no tribunal: são nove ações penais e 12 inquéritos.

Campos é acusado de liderar um esquema de desvio de dinheiro público quando era governador. As fraudes na folha de pagamento dos servidores estaduais, que teriam custado mais de R$230 milhões aos cofres de Roraima, foram desvendadas pela Polícia Federal em 2003, na Operação Gafanhoto.

O procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, enviou ao STF denúncias em três inquéritos que tramitavam na Corte sobre a Operação Gafanhoto, que os ministros decidiram ontem transformar em ações penais. As penas previstas para peculato e formação de quadrilha são de até 12 anos e de até três anos, respectivamente.

- Creio estarem presentes na denúncia todos os elementos que compõem a descrição dos delitos de quadrilha e peculato - declarou o ministro Celso de Mello durante o julgamento do caso de Neudo Campos.

Russomano é acusado de ter mentido em documento oficial sobre seu domicílio eleitoral.