Título: Cinco mil doentes
Autor: Fleck, Isabel
Fonte: Correio Braziliense, 13/05/2009, Mundo, p. 18

Balanço da Organização Mundial de Saúde confirma expansão do vírus, detectado em 30 países de quatro continentes. Ministro da Saúde reafirma ao Congresso que no Brasil a transmissão é ¿limitada¿

O número de contaminados pela gripe A ultrapassou a marca dos 5 mil. As exatas 5.251 vítimas contabilizadas ontem pela Organização Mundial de Saúde (OMS) estão espalhadas por 30 países de quatro continentes. De acordo com o último boletim da organização, as mortes subiram para 63, sendo 58 no México. No Brasil, o Ministério da Saúde informou, no começo da tarde, que os casos suspeitos aumentaram de 22 para 32, mas o número de confirmados se mantém em oito, desde domingo. Horas depois, o Hospital Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), confirmou a internação de mais um homem com quadro suspeito. O ministro José Gomes Temporão, no entanto, assegurou que a circulação do novo vírus H1N1 no Brasil ainda é ¿limitada¿.

O Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, confirmou 3.009 casos da nova gripe no país, em 45 dos 50 estados e no Distrito de Columbia. Diante desses números, o órgão admitiu que o vírus já está espalhado pelo país e pode estar se recombinando com o vírus convencional da gripe. ¿Infelizmente, mutações acontecem. E isso significa que os vírus que estamos vendo agora podem trocar material genético com outros vírus que estão circulando. Isto pode acontecer em humanos, em porcos, em pássaros¿, explicou Anne Schuchat, médica do CDC.

Preocupação semelhante foi apresentada pela OMS, que alertou para o risco de o vírus da gripe A se fortalecer. De acordo com a médica Nikki Shindo, especialista em controle de infecções da organização, o H1N1 que sofreu mutação no porco pode se tornar resistente aos antivirais, principalmente se forem usados indiscriminadamente. ¿Como teremos o inverno no Hemisfério Sul, há risco de viroses que serão altamente resistentes¿, disse Shindo. A especialista, contudo, destacou que a maior parte dos contaminados não precisa de terapia com medicamentos como Tamiflu e Relenza para se recuperar.

Tranquilidade Em audiência pública na Câmara dos Deputados, Temporão lembrou que só dois dos oito casos confirmados da gripe A sofreram a contaminação no Brasil ¿ o que demonstraria que a transmissão ainda não é ¿sustentada¿ por aqui, como acontece no México, nos Estados Unidos e no Canadá. Ele ainda garantiu que o país ¿está preparado para qualquer hipótese¿, inclusive uma pandemia.

Para o infectologista André Lomar, o sistema de vigilância epidemiológica está funcionando, e por isso ¿não houve disseminação desse vírus no Brasil¿. Ele destaca, entretanto, que é preciso continuar controlando ao máximo a entrada do vírus no país: ¿Estamos na estação de gripe. Se pudermos investir na contenção agora, temos chance de trabalhar com a vacina no ano que vem¿.

De acordo com o Ministério da Saúde, há 14 casos suspeitos em São Paulo, quatro no Distrito Federal e quatro no Rio de Janeiro. Outros 10 estão distribuídos em Alagoas, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Ceará e Rondônia. Ontem, um homem de 27 anos que voltou dos Estados Unidos no último dia 3 foi internado no Hospital do Fundão, no Rio, com sintomas semelhantes aos da gripe A. Já o jovem de 21 anos que foi o primeiro caso registrado no Brasil deve ter alta hoje do mesmo hospital.

No Distrito Federal, não foram registrados novos casos suspeitos desde a última segunda-feira. Até agora, quatro pessoas que apresentaram os sintomas estão isoladas. Duas delas ¿ uma mulher e um garoto ¿ permanecem internadas no Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Os outros dois casos são de um homem de 38 anos, que voltou dos EUA há mais de uma semana e está em quarentena voluntária, e de uma mulher, que segue em observação mesmo após concluir o período de isolamento. Uma criança também tem sido monitorada em casa.

FIDEL ACUSA MEXICANOS O ex-presidente cubano Fidel Castro acusou o México de esconder informações sobre o surto de gripe A no país para não atrapalhar a visita de Barack Obama ao país, em 16 de abril. ¿E ainda nos acusam de tomar medidas lesivas contra o México¿, escreveu Fidel em um artigo. O governo mexicano garante ter tomado todas as medidas cabíveis desde que o primeiro caso foi identificado, em 23 de abril.