Título: Presidente do INSS: 115 funcionários já foram demitidos
Autor: Otavio, Chico
Fonte: O Globo, 08/06/2008, O País, p. 3

O presidente do INSS, Marco Antonio Oliveira, disse que a instituição tem realizado, nos últimos anos, ações de combate às fraudes que, somente em 2007, resultaram na demissão de 115 servidores e na cassação de 15 aposentadorias de funcionários envolvidos nessas irregularidades. Este ano, 15 servidores já foram demitidos e quatro aposentadorias foram cassadas. Ele frisou que esse número deve aumentar porque há processos que tiveram sua tramitação prejudicada por causa da greve da Advocacia Geral da União (AGU).

Oliveira frisou que, para disputar um cargo eletivo, os servidores do INSS devem se licenciar do cargo. Ele disse que o uso das prerrogativas de servidor da Previdência para obter votos, além de crime eleitoral, é um crime contra a administração pública, cuja penalidade pode ser a demissão do cargo. Sobre um dos casos citados na reportagem - o do vereador Carlos Alberto Balbi Moura, de Nova Friburgo, o INSS tomou providências:

- Ele foi preso por fraude na concessão de benefícios, já responde a processo administrativo e está sujeito a ser demitido.

Segundo Oliveira, este ano já foram realizadas 19 operações de combate a fraudes na Previdência, com a prisão de 157 pessoas, incluindo 26 servidores do INSS. Ele informou que qualquer pessoa pode denunciar irregularidades, sem se identificar, ligando para o número 135.