Título: Sete anos após ser extinta, Sudam ganha novo conselho
Autor: Brasiliense, Ronaldo
Fonte: O Globo, 08/06/2008, O País, p. 13

Processos por corrupção ainda tramitam no STF e na Justiça Federal

BELÉM. Com um discurso de menos de um minuto de duração, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva empossou há uma semana, durante o encerramento do I Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, o conselho deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). O órgão, que tinha sido extinto por corrupção em 2001, no governo do tucano Fernando Henrique Cardoso, foi ressuscitado por Lula.

Em seu discurso, o superintendente da Sudam, Djalma Mello, não fez referência à ação da quadrilha que surrupiou R$2 bilhões dos cofres da autarquia, segundo cálculos do Ministério Público Federal e da Polícia Federal. Lula foi bastante sucinto:

- Quero dizer ao povo brasileiro que, quando uma instituição tem uma pessoa que cometeu um ato de improbidade administrativa, a gente pune a pessoa que cometeu e salva a instituição, porque, na verdade, a Sudam é muito importante para o desenvolvimento da Amazônia.

A Sudam renasce com o carimbo da corrupção que grassou na instituição na década de 90. Só no Ministério Público Federal há informação sobre 290 inquéritos abertos entre 2000 e 2006 para apurar desvios de verbas do Fundo Nacional da Amazônia (Finam).

Só no Pará foram abertos 210 inquéritos. Muitas apurações acabaram arquivadas. Mas várias deram origem a processos judiciais. Na ação em tramitação no Supremo Tribunal Federal figuram nomes como o do deputado Jader Barbalho (PMDB-PA), que renunciou ao mandato de senador, em 2001, para escapar da cassação por envolvimento no caso, e Arthur Tourinho, que foi superintendente da Sudam e hoje preside a Junta Comercial do Pará, nomeado pela governadora Ana Júlia Carepa (PT).