Título: PMDB deve adiar decisão sobre DEM
Autor: Fernandes, Diana; Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 09/06/2008, O País, p. 3

O PMDB pode estender o prazo para decidir se terá candidatura própria ou fará aliança com o DEM na corrida eleitoral carioca. Delegados e membros da executiva do partido foram convocados para votar a questão hoje, mas corre nos bastidores que a decisão será adiada para que os peemedebisas ganhem tempo a fim de negociar alianças no estado. Segundo um integrante do partido que participará da reunião, caciques do PMDB se reuniram na sexta-feira e chegaram à conclusão de que o encontro não deveria resultar num embate desnecessário.

Por mais que se decida pela aliança com o DEM ou pela candidatura própria, só a convenção partidária, que deve ocorrer no dia 22, vai referendar o posicionamento do partido. Além da atitude nas eleições municipais, também há a expectativa de que membros do PMDB questionem a pré-candidatura de Eduardo Paes. O ex-secretário de Esporte, Turismo e Lazer teve sua exoneração publicada no Diário Oficial um dia depois do permitido pela legislação eleitoral, mas com data retroativa ao limite de desincompatibilização (5 de junho), num encarte anexo ao D.O.

À espera da decisão do PMDB, o DEM preferiu marcar posição lançando um pré-candidato a vice de Solange Amaral. Será o deputado estadual Pedro Fernandes, também do DEM, ex-secretário municipal de Meio Ambiente. Seu nome foi escolhido anteontem, em reunião na casa do prefeito Cesar Maia.